Uma abordagem iconográfica musical da obra O Violeiro de Almeida Júnior

Authors

  • Luciana Pereira da Costa e Silva Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil, lucianapsilva09@gmail.com
  • Luciane Viana Barros Páscoa Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil, luciane.pascoa@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-7751-0189

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.51675

Keywords:

Iconografia musical, Almeida Júnior, Viola

Abstract

Este trabalho tem como objetivo interpretar a obra Violeiro do pintor brasileiro Almeida Júnior pelo viés da iconografia musical. A fundamentação teórica está contida na abordagem proposta pelo crítico e historiador da arte Erwin Panofsky, que divide a análise de obras imagéticas em três partes principais: a pré-iconográfica, iconográfica e iconológica. De acordo com essa proposta serão descritos os aspectos formais da obra como: personagens, disposição dos elementos na cena, cores e formas. Como elemento iconográfico musical, será pontuado de forma panorâmica o uso do cordofone viola na música brasileira, desde os tempos de colonização até o século XIX, enfatizando também o teor nostálgico contido nas canções acompanhadas por esse instrumento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciana Pereira da Costa e Silva, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil, lucianapsilva09@gmail.com

Luciane Viana Barros Páscoa, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil, luciane.pascoa@gmail.com

References

ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB. A História de nossa música popular de sua origem até hoje. Rio de Janeiro, Ediouro. 2003.

FILHO, Wellington Mendes da Silva. Iconografia Musical da sala do capítulo do Convento da ordem Primeira de São Francisco em Salvador- Bahia. Tese de doutorado. Salvador, Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2013.

GOMPERTZ, Will. Isso é Arte? 150 anos de Arte Moderna do Impressionismo até hoje. Rio de Janeiro. Zahar. 2013.

MIGLIACCIO, Luciano. A arte no Brasil entre o Segundo Reinado e a Belle Époque. In: BARCINSKY, Fabiana Werneck (org). Sobre a arte brasileira: da Pré-história aos anos 1960. São Paulo: WMF Martins Fontes/Editora SESC São Paulo, 2014, pp. 174-231.

NETO, Diósnio Machado. As imagens do músico caipira: ideias topificadas e tropificadas na consubstanciação de uma referência cultural paulista. Anais do 3º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical. Bahia, 2015.

NOGUEIRA, Gisela Gomes Pupo. A Viola con anima: uma construção simbólica. São Paulo. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, 2008.

PACHECO, Alberto. Castrati e outros Virtuoses: a prática vocal carioca sob a influência da Corte de D, João VI. São Paulo. Annablume; FAPESP, 2009.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 2014.

SILVA, Domício Pacheco. A morte no fim do mundo: a história do pintor Almeida Júnior. São Paulo: Terceiro Nome, 2013.

TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo; Editora 34, 2010.

ALMEIDA Júnior. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18736/almeida-junior . Acesso em: 24 de Fev. 2018. Verbete da Enciclopédia.

ISBN: 978-85-7979-060-7

Published

2018-12-07

How to Cite

PEREIRA DA COSTA E SILVA, L.; VIANA BARROS PÁSCOA, L. Uma abordagem iconográfica musical da obra O Violeiro de Almeida Júnior. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 245–253, 2018. DOI: 10.5216/mh.v18i2.51675. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/51675. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos