Uma abordagem iconográfica musical da obra O Violeiro de Almeida Júnior

Autores

  • Luciana Pereira da Costa e Silva Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil, lucianapsilva09@gmail.com
  • Luciane Viana Barros Páscoa Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil, luciane.pascoa@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-7751-0189

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.51675

Palavras-chave:

Iconografia musical, Almeida Júnior, Viola

Resumo

Este trabalho tem como objetivo interpretar a obra Violeiro do pintor brasileiro Almeida Júnior pelo viés da iconografia musical. A fundamentação teórica está contida na abordagem proposta pelo crítico e historiador da arte Erwin Panofsky, que divide a análise de obras imagéticas em três partes principais: a pré-iconográfica, iconográfica e iconológica. De acordo com essa proposta serão descritos os aspectos formais da obra como: personagens, disposição dos elementos na cena, cores e formas. Como elemento iconográfico musical, será pontuado de forma panorâmica o uso do cordofone viola na música brasileira, desde os tempos de colonização até o século XIX, enfatizando também o teor nostálgico contido nas canções acompanhadas por esse instrumento.

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Biografia do Autor

Luciana Pereira da Costa e Silva, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil, lucianapsilva09@gmail.com

Luciane Viana Barros Páscoa, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil, luciane.pascoa@gmail.com

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ISBN: 978-85-7979-060-7

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Publicado

2018-12-07

Como Citar

PEREIRA DA COSTA E SILVA, L.; VIANA BARROS PÁSCOA, L. Uma abordagem iconográfica musical da obra O Violeiro de Almeida Júnior. Música Hodie, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 245–253, 2018. DOI: 10.5216/mh.v18i2.51675. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/51675. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos