O Violoncello piccolo a 4 e 5 cordas: Uma análise através das fontes iconográficas históricas
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v20.51583Keywords:
Iconografia musical, Violoncello piccolo, Violoncelo a 5 cordasAbstract
Esta pesquisa dedica-se a investigar a presença, o uso e as técnicas executivas de algumas variantes do violoncelo barroco: os violoncelos de pequenas dimensões (violoncello piccolo) a 4 cordas e violoncelos de 5 cordas ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII. O uso destes peculiares modelos de baixos de corda friccionada é difícil de demonstrar através de documentos escritos (tratados históricos e partituras) por causa da terminologia aproximativa e abrangente da época. Por outro lado, os instrumentos originais conservados em museus e coleções particulares, apresentam frequentes dúvidas de autenticidade. Neste cenário a Iconografia Musical acaba sendo uma preciosa fonte de informação. Após uma breve descrição das principais fontes primárias irão ser apresentadas e interpretadas uma coletânea de frescos, pinturas a óleo e gravuras representando estes modelos de baixo seguindo uma ordem cronológica.
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