Educação Musical e Educação Especial na produção científica de dissertações e teses

Authors

  • Luciano Ribeiro Cil Servidor público da Secretaria do Estado da Educação do Paraná.
  • Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.49262

Keywords:

Educação Especial. Educação Musical. Bibliometria.

Abstract

A educação musical para a pessoa com deficiência é complexa na educação brasileira, por associar a música a aspectos terapêuticos, secundarizando como área do conhecimento. Assim, o objetivo do trabalho é analisar a interface da Educação Musical com a Educação Especial na produção acadêmica brasileira. Os procedimentos metodológicos basearam-se no estudo bibliométrico. Os resultados mostraram que a produção na área da interface educação musical e educação especial é recente, a partir do ano de 2009, com um número reduzido de 17 pesquisas. Deste total de trabalhos, 16 são dissertações de mestrado e um corresponde a tese de doutorado, a maioria (53%) foi desenvolvida em Programa de Pós-Graduação em Música. As produções são, na sua totalidade, de instituições públicas. Espera-se que este estudo possa subsidiar o debate sobre a educação musical, como conhecimento artístico, para todos os alunos.

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Author Biographies

Luciano Ribeiro Cil, Servidor público da Secretaria do Estado da Educação do Paraná.

Mestre em Metodologia para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias na Universidade Norte do Paraná -UNOPAR (2017); Graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2002).  É servidor público da Secretaria do Estado da Educação do Paraná. 


Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves, Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Published

2018-12-07

How to Cite

CIL, L. R.; GONÇALVES, T. G. G. L. Educação Musical e Educação Especial na produção científica de dissertações e teses. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 327–342, 2018. DOI: 10.5216/mh.v18i2.49262. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/49262. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos