Conversa com Fernando Lopes-Graça: trânsitos culturais na música brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v13i2.28016Abstract
O presente artigo apresenta uma reflexão acerca do trânsito cultural protagonizado pelo compositor português Fernando Lopes-Graça e alguns músicos brasileiros durante a década de 1950, dentre os quais César Guerra- Peixe, Cláudio Santoro, Camargo Guarnieri e Mozart de Araújo. Para tal, analisamos um importante documento publicado no Brasil (1951) e em Portugal (1952) intitulado Conversa com Fernando Lopes Graça, e que foi responsável por inaugurar, simbolicamente, o intercâmbio entre estes músicos. Partimos do pressuposto de que Lopes-Graça fomentou, naquele período, a aproximação entre duas gerações brasileiras diferentes, historicamente separadas por divergências no plano estético. Palavras-Chave: Fernando Lopes-Graça e a música brasileira; Identidade nacional e trânsitos culturais; Documentação musical luso-brasileira.Downloads
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Published
2014-01-22
How to Cite
CLÁUDIA ASSIS, A. Conversa com Fernando Lopes-Graça: trânsitos culturais na música brasileira. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 13, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/mh.v13i2.28016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/28016. Acesso em: 19 dec. 2024.
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Artigos