Estereótipos de gênero em trilhas sonoras infantis
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.83427Palavras-chave:
trilhas sonoras, coeducação, estereótipos de gênero, instrumentos de medida, educação não formalResumo
Identificar e abordar estereótipos de gênero contribui para reduzir ideias sexistas e a discriminação social contra mulheres e alguns homens. A crescente preocupação com sua influência na educação intensificou o interesse em analisar os produtos culturais consumidos por crianças. Este estudo se concentra nas trilhas sonoras de filmes de animação: uma amostra de 25 filmes é analisada, compreendendo um total de 62 músicas, para examinar a presença de estereótipos de gênero e sua ruptura em cinco categorias: corporal, atitudinal, social, afetivo-sexual e musical. Uma metodologia qualitativa foi empregada, por meio da tabela de análise de estereótipos GS_5x4 (adaptada e revalidada com IVC = 0,80). Os resultados revelaram que as trilhas sonoras até 2010 reforçavam predominantemente estereótipos; a partir de 2012, a representação de elementos que quebram estereótipos aumenta, principalmente para personagens femininas. Essa tendência é mais pronunciada nas músicas do que nos filmes como um todo. A dimensão afetivo-sexual é a categoria mais estereotipada, enquanto a atitudinal apresenta o maior grau de ruptura de estereótipos.







