Sustaining Folk Music in the 21st Century: A Thematic Review of Community, Education, Policy, and Technology (2020–2025)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.83108

Palavras-chave:

Folk Music, Sustainability, Community Engagement, Digital Cultural Heritage, Educational Transmission

Resumo

Resumo: Nos últimos anos, o desenvolvimento sustentável da música folclórica tem atraído uma atenção acadêmica crescente em todo o mundo, evoluindo para um discurso multidimensional que intersecciona a educação, as políticas culturais, a tecnologia digital e o engajamento comunitário. Este estudo adota uma abordagem de revisão temática da literatura para analisar sistematicamente 40 artigos acadêmicos de alta qualidade, revisados por pares, publicados entre 2020 e 2025, com o objetivo de identificar tendências-chave e estratégias globais na transmissão e salvaguarda da música folclórica. Utilizando o software ATLAS.ti 23 para a codificação temática, a análise identificou quatro eixos centrais: (1) Comunidade e Mecanismos Sociais; (2) Educação e Transferência de Conhecimento; (3) Tecnologia e Inovação Digital; e (4) Políticas Públicas e Ambiente Externo. Os resultados indicam que a participação comunitária de base e a integração de ferramentas digitais emergentes ampliam significativamente a disseminação e a influência cultural da música folclórica. Paralelamente, as reformas nos sistemas educacionais e o apoio orientado por políticas públicas oferecem bases estruturais para sua vitalidade a longo prazo e convivência intercultural. No entanto, persistem desafios na integração profunda entre tecnologia e tradição, na adaptação intercultural dos marcos políticos e na manutenção da eficácia das políticas de sustentabilidade ao longo do tempo. Pesquisas futuras devem avançar com abordagens interdisciplinares para desenvolver estruturas teóricas que conciliem sensibilidade cultural com potencial inovador no campo da sustentabilidade da música folclórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cao Xuyu , Taiyuan University of Technology, Taiyuan, Shanxi, China caoxuyu0719@gmail.com

Cao Xuyu is a lecturer in Erhu performance at the College of Architecture and Art, Taiyuan University of Technology, China, and holds a Doctor of Musical Arts degree from St. Paul University Manila. His research focuses on the development of ethnic and folk music, innovation in traditional instrumental performance, intangible cultural heritage (ICH) music education, and interdisciplinary approaches in music studies. This article forms part of his broader investigation into the evolution and sustainability of folk music practices.

Fan Tirui, Hubei University of Arts and Science, Xiangyang, Hubei,China. 17656234931@163.com

Fan Tirui is currently a lecturer in the Department of Musicology, School of Music and Dance, Hubei University of Arts and Science, China. His primary research interests are in music pedagogy, focusing on the development of music education, artificial intelligence, and higher music education. He has published six academic papers, led seven research projects, and received six teaching awards in recognition of his contributions to teaching and research.

Downloads

Publicado

2025-11-18

Como Citar

XUYU , Cao; TIRUI, Fan. Sustaining Folk Music in the 21st Century: A Thematic Review of Community, Education, Policy, and Technology (2020–2025). Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.83108. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/83108. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos