Integração de práticas de mindfulness no treino vocal: melhorar o desempenho e o bem-estar
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.82852Palavras-chave:
equilíbrio emocional, canto consciente, melhoria do desempenho, autoconsciência, exercícios vocaisResumo
O objetivo deste estudo é identificar e analisar o impacto das técnicas de mindfulness no desenvolvimento das competências vocais e no estado psicológico dos estudantes-músicos. A eficácia da incorporação de práticas meditativas e técnicas de concentração no treino vocal foi avaliada através de escalas de mindfulness e ansiedade de desempenho. O estudo experimental, envolvendo um grupo experimental (100 participantes) e um grupo de controlo (100 participantes), demonstrou uma melhoria significativa das capacidades vocais, uma redução dos níveis de ansiedade e um aumento da atenção plena geral entre os alunos do grupo experimental. Foram observadas melhorias notáveis na precisão do tom (de 7,2 para 8,5 pontos), no controlo da respiração (de 7,6 para 8,7 pontos), na qualidade do timbre (de 7,5 para 8,3 pontos) e na articulação (de 8,1 para 8,9 pontos), bem como uma diminuição do medo do palco (de 4,0 para 2,5 na escala de ansiedade de Kenny) e um aumento da concentração (a dificuldade de foco diminuiu de 4,5 para 3,0). O significado prático deste estudo reside no desenvolvimento de uma abordagem inovadora ao treino vocal, que poderia ser implementada em instituições de ensino musical para aumentar a eficácia da preparação profissional dos artistas, melhorar o seu bem-estar emocional e reduzir o stress associado às apresentações públicas.







