Integração de práticas de mindfulness no treino vocal: melhorar o desempenho e o bem-estar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82852

Palavras-chave:

equilíbrio emocional, canto consciente, melhoria do desempenho, autoconsciência, exercícios vocais

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar e analisar o impacto das técnicas de mindfulness no desenvolvimento das competências vocais e no estado psicológico dos estudantes-músicos. A eficácia da incorporação de práticas meditativas e técnicas de concentração no treino vocal foi avaliada através de escalas de mindfulness e ansiedade de desempenho. O estudo experimental, envolvendo um grupo experimental (100 participantes) e um grupo de controlo (100 participantes), demonstrou uma melhoria significativa das capacidades vocais, uma redução dos níveis de ansiedade e um aumento da atenção plena geral entre os alunos do grupo experimental. Foram observadas melhorias notáveis ​​na precisão do tom (de 7,2 para 8,5 pontos), no controlo da respiração (de 7,6 para 8,7 pontos), na qualidade do timbre (de 7,5 para 8,3 pontos) e na articulação (de 8,1 para 8,9 pontos), bem como uma diminuição do medo do palco (de 4,0 para 2,5 na escala de ansiedade de Kenny) e um aumento da concentração (a dificuldade de foco diminuiu de 4,5 para 3,0). O significado prático deste estudo reside no desenvolvimento de uma abordagem inovadora ao treino vocal, que poderia ser implementada em instituições de ensino musical para aumentar a eficácia da preparação profissional dos artistas, melhorar o seu bem-estar emocional e reduzir o stress associado às apresentações públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Xia Wang, Xinzhou Normal University, Xinzhou, China, xwang1975@onmail.com

Wang Xia é doutora em Filosofia da Música e da Arte pela Universidade Pedagógica Nacional de Kyiv (2022). Atualmente é professora no Departamento de Música da Xinzhou Normal University (China), atuando no ensino de canto. Realizou recitais na Ucrânia, Itália e Polônia, e foi premiada em competições vocais na Ucrânia, Hungria, Reino Unido, Estados Unidos, Portugal, entre outros países. Publicou diversos artigos científicos sobre autoeficácia artística e performática de professores de música, entre eles em Scientific Notes (2021), Art Education: Content, Technology, Management (2019, 2020) e em anais de conferências internacionais (2021).

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

WANG, Xia. Integração de práticas de mindfulness no treino vocal: melhorar o desempenho e o bem-estar. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82852. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82852. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos