Explorando o envolvimento dos pais na experiência de educação musical das crianças: Um estudo de caso intrínseco de pais de crianças urbanas abandonadas em Nanchang, China

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82609

Palavras-chave:

pais de crianças urbanas deixadas para trás, envolvimento parental, curso de música, estudo de caso qualitativo, análise temática

Resumo

Para garantir um apoio financeiro estável, alguns pais deixam seus filhos em casa e trabalham em áreas urbanas prósperas. Esses pais, conhecidos como pais de crianças urbanas deixadas para trás (ULBC), ficam separados de seus filhos por longos períodos e têm interação limitada entre pais e filhos, o que pode levar a uma saúde mental frágil e sensível em seus filhos. Embora o aprendizado de música possa influenciar positivamente sua saúde mental, é um desafio para as crianças participarem da educação musical sem o envolvimento e o apoio dos pais. Pesquisas anteriores sobre o envolvimento dos pais se concentraram principalmente no envolvimento musical dos filhos por pais em geral, com pouca atenção dada às experiências musicais dos pais da ULBC. Este estudo empregou um projeto de estudo de caso qualitativo intrínseco para explorar as experiências dos pais da ULBC com a educação musical. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, documentos instrucionais e observação participante com 12 pais do ULBC de Nanchang, China, e analisados por meio de análise temática. Três temas emergiram deste estudo: 1) experiências de envolvimento dos pais; 2) desafios enfrentados pelos pais; e 3) funções e responsabilidades dos pais. Este estudo aborda uma lacuna na pesquisa sobre a participação do ULBC na educação musical dos filhos e oferece aos pais em situações semelhantes a oportunidade de se envolverem mais nos cursos de música de seus filhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Siyu Long, Jiangxi Industry Polytechnic College, Nanchang city, China, 411750773@qq.com

Siyu Long é professora da Jiangxi Industry Polytechnic College. Ela se formou no Departamento de Música da Universiti Putra Malaysia. Tem mestrado pela Jiangxi Normal University e bacharelado pela Jiangxi Science and Technology Normal University. Anteriormente, trabalhou como professora de música em uma escola primária por 6 anos e, portanto, adquiriu uma vasta experiência como professora de música em escolas primárias. Suas áreas de pesquisa são educação musical e etnomusicologia.

Ziqiao Lin, Sichuan Conservatory of Music, Chengdu City, China, gs60231@student.upm.edu.my

Ziqiao Lin é pesquisador em etnomusicologia e patrimônio cultural, com foco na música tradicional chinesa e no patrimônio cultural imaterial. Ele é PhD em Música pela Universiti Putra Malaysia, onde investigou a coexistência entre tradição e modernidade na transmissão da ópera Teochew na Malásia. Graduado e mestre pelo Conservatório de Música de Sichuan, realizou pesquisas sobre canções folclóricas, paisagens sonoras rituais e tradições operísticas regionais. Seus interesses incluem a salvaguarda de formas musicais ameaçadas, identidade intercultural e políticas de patrimônio em diálogo com práticas comunitárias.

Zixue Zhang, Department of Music, Universiti Putra Malaysia, zzx22301@163.com

Zhang, pesquisadora da Guo Gao Academy of Information Technology Industry, atualmente está fazendo doutorado na Universiti Putra Malaysia. Anteriormente, ela atuou como professora na Universidade de Jinan, na província de Shandong, onde adquiriu ampla experiência em ensino superior e pesquisa. Ela tem mestrado pela Universidade de Jinan e bacharelado pela Universidade de Esportes de Shandong. Sua pesquisa se concentra na integração de técnicas de composição de música eletrônica com elementos de música étnica.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Como Citar

LONG, Siyu; LIN, Ziqiao; ZHANG, Zixue. Explorando o envolvimento dos pais na experiência de educação musical das crianças: Um estudo de caso intrínseco de pais de crianças urbanas abandonadas em Nanchang, China. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82609. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82609. Acesso em: 25 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos