O Desenvolvimento de Competências Transversais no Ensino Fundamental por meio de Projetos Musicais Interdisciplinares: O professor generalista como elemento-chave para o sucesso
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.82489Palavras-chave:
ccompetências transversais, Educação Musical, Interdisciplinaridade, professor generalista;, educação primáriaResumo
Projetos musicais interdisciplinares podem ser muito eficazes para a formação de habilidades transversais no ensino fundamental. A literatura reúne evidências do potencial da música para formar pessoas mais criativas e empreendedoras e para promover a inclusão, o trabalho colaborativo e o aprendizado interdisciplinar. No entanto, essas ideias poderiam ter uma presença maior no currículo e na escola. Para isso, é importante que o professor generalista se envolva nesses projetos. Este estudo examina projetos musicais escolares criados para a aquisição de habilidades transversais em alunos do Ensino Fundamental em centros educacionais do território espanhol - localizados nas comunidades da Catalunha e de Castela e Leão -. A pesquisa foi elaborada em várias fases, incluindo treinamento de professores, elaboração e implementação de projetos interdisciplinares com alunos e avaliação. Foi adotada uma metodologia de estudo de casos múltiplos. Foram usadas técnicas de pesquisa qualitativa para a coleta de dados: análise documental, observação, entrevistas com professores e alunos e discussão em grupo. Os resultados e as conclusões do estudo fornecem três aspectos fundamentais: a formação inicial dos professores generalistas não é suficiente, portanto, eles precisam de apoio para colocar essas experiências em prática; as atividades exigem uma verdadeira conexão interdisciplinar que garanta sua implementação efetiva nos centros educacionais; e, por fim, essas experiências envolvem um aprendizado ativo, motivador e transversal para os alunos.







