O Desenvolvimento de Competências Transversais no Ensino Fundamental por meio de Projetos Musicais Interdisciplinares: O professor generalista como elemento-chave para o sucesso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82489

Palavras-chave:

ccompetências transversais, Educação Musical, Interdisciplinaridade, professor generalista;, educação primária

Resumo

Projetos musicais interdisciplinares podem ser muito eficazes para a formação de habilidades transversais no ensino fundamental. A literatura reúne evidências do potencial da música para formar pessoas mais criativas e empreendedoras e para promover a inclusão, o trabalho colaborativo e o aprendizado interdisciplinar. No entanto, essas ideias poderiam ter uma presença maior no currículo e na escola. Para isso, é importante que o professor generalista se envolva nesses projetos. Este estudo examina projetos musicais escolares criados para a aquisição de habilidades transversais em alunos do Ensino Fundamental em centros educacionais do território espanhol - localizados nas comunidades da Catalunha e de Castela e Leão -. A pesquisa foi elaborada em várias fases, incluindo treinamento de professores, elaboração e implementação de projetos interdisciplinares com alunos e avaliação. Foi adotada uma metodologia de estudo de casos múltiplos. Foram usadas técnicas de pesquisa qualitativa para a coleta de dados: análise documental, observação, entrevistas com professores e alunos e discussão em grupo. Os resultados e as conclusões do estudo fornecem três aspectos fundamentais: a formação inicial dos professores generalistas não é suficiente, portanto, eles precisam de apoio para colocar essas experiências em prática; as atividades exigem uma verdadeira conexão interdisciplinar que garanta sua implementação efetiva nos centros educacionais; e, por fim, essas experiências envolvem um aprendizado ativo, motivador e transversal para os alunos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yurima Blanco García, Universidad de Valladolid, Palencia, Castilla y León, España, yurima.blanco@uva.es

PhD em Musicologia. Professora de Música na Faculdade de Educação de Palencia, Universidade de Valladolid. Participou de projetos de P+D+i financiados pelo Ministério da Ciência e Inovação (Governo da Espanha): Transversalidade, criatividade e inclusão em projetos de música escolar (PID2021128645OB-I00); Formação de professores e música na sociedade e na economia do conhecimento (EDU2017-84782-P). Tem várias publicações científicas sobre a formação de professores de música e o patrimônio musical de Cuba. É coeditora do livro En busca de recursos desarrollo profesional docente del profesorado de música: acciones para el cambio (Octaedro, 2023). Ela é coeditora do Revista Internacional de Educación Musical (RIEM) da International Society for Music Education (ISME, SAGE).

 

Cristina Gonzáles-Martín, Universitat Autònoma de Barcelona, Cerdanyola del Vallès, Cataluña, España, Cristina.Gonzalez.Martin@uab.cat

Cristina González-Martín é professora Lectora Serra Húnter no Departamento de Didática da Expressão Musical, Plástica e Corporal da Universidade Autônoma de Barcelona. Com um doutorado em Didática da Música (prêmio extraordinário), um mestrado em Musicologia e Educação Musical e um diploma em Ensino de Música (prêmio extraordinário), trabalhou em escolas de música e centros de conversação por 10 anos. Atualmente, ela combina a tarefa de treinamento inicial para professores de música com a oferta de cursos de treinamento em serviço para professores. Participou de vários projetos de pesquisa (3 R+D+i e 2 ARMIF) e sua pesquisa é sempre aplicada na sala de aula de música do ensino fundamental, trabalhando em conjunto com professores ativos e analisando diferentes aspectos do ensino-aprendizagem de música (especialistas em sala de aula, práticas interdisciplinares, formação de professores, etc.).

Miriam Albusac Jorge, Universidad de Granada, Granada, Andalucía, España, albusac@ugr.es

Doutorado em História (História e Ciências da Música). Professora do Departamento de História e Ciências Musicais da Universidade de Granada. Em termos de formação, é formada em Psicologia, em História e Ciências da Música (prêmio nacional de fim de curso) e em Documentação. Essa preparação é complementada por um mestrado em Patrimônio Musical, além de estudos em performance musical (Licenciatura Profissional em Música, com especialização em violão clássico). Durante o período de 2013-2017, ela obteve uma bolsa para Formação de Professores Universitários (FPU), concedida pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte. Realizou estadias de pesquisa em centros como o 'International Laboratory for Brain, Music and Sound Research' (BRAMS) e o 'Center for Research on Brain, Language and Music' (CRBLM), ambos localizados em Montreal (Canadá), ou o 'Laboratorio para el Estudio de la Experiencia Musical (LEEM)' em La Plata (Argentina). Ele também participou de projetos de P+D+i financiados pelo Ministério da Ciência e Inovação da Espanha e pelo Departamento de Universidade, Pesquisa e Inovação do Governo Regional da Andaluzia. Finalmente, seu trabalho de pesquisa foi complementado pelo ensino: lecionou nas universidades de Jaén e Granada, bem como em outros níveis educacionais, como o Conservatório e a Educação Secundária Obrigatória.

Publicado

2025-08-07

Como Citar

BLANCO GARCÍA, Yurima; GONZÁLES-MARTÍN, Cristina; ALBUSAC JORGE, Miriam. O Desenvolvimento de Competências Transversais no Ensino Fundamental por meio de Projetos Musicais Interdisciplinares: O professor generalista como elemento-chave para o sucesso. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82489. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82489. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Música, currículo e interdisciplinaridade: resultados de pesquisa no Brasil e na Espanha