O impacto da self-experience na formação de musicoterapeutas na Espanha: Um estudo descritivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.81710

Palavras-chave:

musicoterapia, self-experience, formação, terapia pessoal, desenvolvimento profissional

Resumo

Este estudo explora o processo de self-experience na formação de musicoterapeutas na Espanha, analisando seu impacto no desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes. Através de um questionário online aplicado a 100 musicoterapeutas formados, foram examinadas as características da self-experience, sua avaliação e sua relação com variáveis como a duração da formação, o gênero e a idade. Os resultados mostram que 84% dos participantes passaram por esse processo durante sua formação, avaliando-o com uma média de 8,15 de 10 em importância. Foram observadas diferenças significativas de acordo com a duração da formação, sendo os programas mais longos (3-4 anos) aqueles que ofereceram uma experiência mais completa. Não foram encontradas diferenças por gênero, mas os participantes mais jovens avaliaram a self-experience de forma mais positiva. Além disso, 66% dos musicoterapeutas continuaram com terapia pessoal após sua formação, destacando sua relevância para o desenvolvimento profissional. Esses achados coincidem com a literatura que ressalta a importância da self-experience e da terapia pessoal na formação de terapeutas. O estudo sugere a necessidade de padronizar e melhorar os programas de formação para garantir uma experiência mais uniforme e enriquecedora, e abre novas linhas de pesquisa sobre o impacto da self-experience na prática clínica a longo prazo.

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Biografia do Autor

Vicente Alejandro March-Luján, Universidad Católica de Valencia “San Vicente Mártir” UCV, Valencia, España, alejandro.march@ucv.es

Atualmente, é professor universitário na Faculdade de Magistério e Ciências da Educação da Universidade Católica de Valência “San Vicente Mártir” UCV. Com sexênio de pesquisa concedido pela ANECA, concilia essa função com a pesquisa em temas como a gamificação na sala de aula de música, por um lado, e a Musicoterapia, por outro.

Quanto aos seus estudos, destaca-se como Professor Superior de Música (especialidade tuba) pelo Conservatório Superior de Música de Valência, Mestre em Musicoterapia pela Universidade de Barcelona-IL3, e Doutor “cum laude” pela UCV (2017), tendo sua tese versado sobre uma adaptação grupal do método de Musicoterapia GIM (ou BMGIM) para pacientes com Doença Inflamatória Intestinal (DII).

Foi diretor e docente no Mestrado em Musicoterapia da UCV, e atualmente colabora em vários mestrados de Musicoterapia no território espanhol.

É musicoterapeuta especialista no método BMGIM (membro da Associação Americana de Música e Imaginação AMI) e técnico no modelo Benenzon. Possui a acreditação espanhola como Musicoterapeuta Supervisor. No passado recente, fez parte da Comissão de Atividades de Musicoterapeutas Profissionais CAEMT, foi presidente da Federação Espanhola de Associações de Musicoterapia FEAMT e da Associação Valenciana de Musicoterapia AVMT.

Participou de múltiplos congressos e eventos científicos, em alguns deles como membro do comitê científico e organizador (nacionais e internacionais), com participações como palestrante convidado em países como Argentina, Colômbia e México.

Possui várias publicações de impacto relacionadas com a Musicoterapia e a Educação Musical, sendo também membro do Conselho Editorial de várias revistas com essas mesmas temáticas.

Recebeu diversos prêmios em sua trajetória profissional, destacando-se o 2º prêmio da IX edição do Prêmio de Pesquisa da Fundação Prévere Bernat Beny 2021, com o título “Estudo sobre a influência da aplicação de metodologias ativas e gamificação na motivação dos alunos de diferentes etapas no ambiente da aula de música”, assim como o “1º prêmio Nacional de Boas Práticas em Musicoterapia”, concedido pela Fundação Tony Wigram em junho de 2018.

Antonia De la Torre Rísquez, Universidad de Huelva UHU, Huelva, España, antonia.delatorre@ddi.uhu.es

Professora Universitária na Faculdade de Educação, Psicologia e Ciências do Esporte da Universidade de Huelva (UHU) e tutora e professora da sede da UNED de Sevilha.
Faz parte do grupo de pesquisa ICUFOP, focado em Currículo e Formação de Professores, com linhas de pesquisa que incluem: arte e música como mediação educacional, currículo e inovação educacional, ecologias da aprendizagem em contextos múltiplos, e formação inicial e permanente de professores. Esse trabalho de pesquisa é realizado paralelamente à sua atuação na Musicoterapia.
É graduada em Magistério em Educação Musical pela Universidade de Granada (UGR), tem Mestrado em Musicoterapia pela Universidade de Cádiz (UCA), Mestrado em Neuropsicologia aplicada à educação, e doutorado "cum laude" pelas universidades de Salamanca, A Coruña, Murcia e Valladolid (2022), com uma tese intitulada "Um Estudo Comparativo entre o Síndrome de Fadiga da Compaixão e o Narcisismo em Musicoterapeutas da Espanha."
Tem lecionado em vários mestrados de Musicoterapia em diversas cidades espanholas e no Mestrado em Atenção Precoce da Universidade Pablo de Olavide (UPO) desde 2016.
É Musicoterapeuta especialista no método RBL de Musicoterapia em UTI Pediátrica, formada pelo The Louis Armstrong Center for Music and Medicine do The Beth Israel Medical Center de Nova York. Também é Magister, supervisora e terapeuta não verbal do Modelo Benenzon de Musicoterapia.
Participou de inúmeros congressos e eventos científicos, sendo, em alguns deles, membro do comitê científico e organizadora (nacionais e internacionais).
Possui várias publicações de impacto relacionadas à Musicoterapia e à Educação Musical.

Manuel Sequera Martín, Huella Sonora Musicoterapia, Totana, Murcia, España, manuseqmamt@gmail.com

Mestrado em Musicoterapia pela Universidade de Extremadura. Doutor "Cum laude" pelas Universidades de Salamanca, A Coruña, Murcia e Valladolid (2021), com uma tese intitulada "Estudo sobre a prevalência da Síndrome de Burnout e Satisfação no Trabalho em Musicoterapeutas da Espanha". Especializado em Musicoterapia, Geriatria e Neurorreabilitação. Codiretor da Huella Sonora Musicoterapia. Sua atividade centra-se na intervenção clínica, formação e pesquisa. Participa como palestrante em diversos Congressos Nacionais e Internacionais. Coordena o Mestrado em Musicoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de Extremadura. Docente em diversos cursos de pós-graduação na Universidade Católica San Antonio de Murcia, Universidade de Extremadura, Universidade de Barcelona, Universidade Internacional de Valência, Universidade Rey Juan Carlos e Universidade de Liepaja, Letônia. Formador especializado em Geriatria, deficiência e visão empresarial na Musicoterapia em Universidades, Associações e centros público-privados.

Publicado

2025-06-27

Como Citar

MARCH-LUJÁN, Vicente Alejandro; DE LA TORRE RÍSQUEZ, Antonia; SEQUERA MARTÍN, Manuel. O impacto da self-experience na formação de musicoterapeutas na Espanha: Um estudo descritivo. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.81710. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/81710. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos