Competências transversais no ensino fundamental.
Uma proposta de música com perspectiva de gênero
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.81579Palavras-chave:
artes, ccompetências transversais, gênero, interdisciplinar, músicaResumo
Este artigo analisa uma intervenção educacional interdisciplinar e transversal com foco na perspectiva de gênero que foi implementada em uma escola pública com alunos de 12 anos de idade. O objetivo era analisar se a música - que se tornou a força motriz do projeto - poderia promover o desenvolvimento de competências transversais das diferentes áreas do currículo. Durante um período de quatro meses, 48 alunos realizaram um projeto de pesquisa com foco em compositoras esquecidas e produziram diferentes produtos artísticos. Os dados para esta pesquisa foram coletados por meio de observação não participante, fotografias, áudio e entrevistas, que foram realizadas com os professores envolvidos no projeto e com os alunos. Uma abordagem qualitativa foi usada para analisar os dados, utilizando métodos indutivos de agrupamento e categorização dos dados. As vozes dos alunos e dos professores revelam que o projeto artístico implementado serviu para desenvolver a criatividade, as habilidades sociais, a responsabilidade e a autoconfiança entre os alunos, ao mesmo tempo em que promoveu uma atitude crítica e altamente polêmica em relação às injustiças cometidas contra as mulheres compositoras. Os resultados mostram que a implementação de metodologias interdisciplinares e transversais centradas na música favorece a aprendizagem significativa dos alunos.