Competências transversais no ensino fundamental.

Uma proposta de música com perspectiva de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.81579

Palavras-chave:

artes, ccompetências transversais, gênero, interdisciplinar, música

Resumo

Este artigo analisa uma intervenção educacional interdisciplinar e transversal com foco na perspectiva de gênero que foi implementada em uma escola pública com alunos de 12 anos de idade. O objetivo era analisar se a música - que se tornou a força motriz do projeto - poderia promover o desenvolvimento de competências transversais das diferentes áreas do currículo. Durante um período de quatro meses, 48 alunos realizaram um projeto de pesquisa com foco em compositoras esquecidas e produziram diferentes produtos artísticos. Os dados para esta pesquisa foram coletados por meio de observação não participante, fotografias, áudio e entrevistas, que foram realizadas com os professores envolvidos no projeto e com os alunos. Uma abordagem qualitativa foi usada para analisar os dados, utilizando métodos indutivos de agrupamento e categorização dos dados. As vozes dos alunos e dos professores revelam que o projeto artístico implementado serviu para desenvolver a criatividade, as habilidades sociais, a responsabilidade e a autoconfiança entre os alunos, ao mesmo tempo em que promoveu uma atitude crítica e altamente polêmica em relação às injustiças cometidas contra as mulheres compositoras. Os resultados mostram que a implementação de metodologias interdisciplinares e transversais centradas na música favorece a aprendizagem significativa dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Paz Lopez-Pelaez, Universidad de Jaén, España, mlpelaez@ujaen.es

Conservatory BA with MA in Music Reading and Theory; BA in piano; BA in Humanities and PhD from the University of Jaen (Spain); Lecturer in the Department of Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal (subject area: Pedagogy in Musical expression) at this university. Research residencies at prestigious international institutions: 2003 and 2004 at Arizona State University (Arizona, USA); 2004-2005 at the Institute National de l’Art (Paris, France); 2008 and 2009 at the City University of New York (CUNY) (New York, USA); and in 2011 at the University of Leeds (United Kingdom).

The main focus of her research is interdisciplinarity, the presence of arts in education and, especially, innovation in university teaching.She has published articles in journals such as Educational Review, Teoría de la Educación, Musica Hodie, Música y Educación, Eufonía and Revista de Musicología, among others, as well as several chapter books in collected monographs . She is a member of the editorial team of the quarterly journal Arte y Movimiento. Revista interdisciplinar de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal. Since 2012-2013 Dr López-Peláez is Director of the MA Program in ‘Investigación y Educación Estética. Artes, Música y Diseño’ at the Universidad de Jaén (Spain)

Publicado

2025-06-01

Como Citar

LOPEZ-PELAEZ, M. P. Competências transversais no ensino fundamental.: Uma proposta de música com perspectiva de gênero. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.81579. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/81579. Acesso em: 21 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos