Usando dispositivos de Internet das Coisas (IoT) para um ambiente de aprendizagem interativo em aulas de música para estudo da técnica do Bel Canto
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.80289Palavras-chave:
Dispositivos ІоТ, diferenças fonéticas, estilo de execução, virtuosismo da execução, acabamentoResumo
Em relação ao contexto de criação de um ambiente de aprendizagem interativo, foi estudado o impacto da pedagogia vocal do bel canto no desenvolvimento de habilidades de desempenho entre estudantes vocais chineses. Com base no método de análise, os autores identificaram as vantagens do uso de dispositivos IoT para estudar a técnica Bel Canto calculando o coeficiente de significância. O uso de dispositivos IoT para estudar a técnica Bel Canto contribui para o treinamento em controle da respiração (2,557), padronização de sons musicais (2,518), desenvolvimento de potência vocal (2,493), expansão da ressonância fonética (2,397) e expressividade vibrante (2,009). A implementação de sensores de voz facilita o monitoramento e a análise detalhados das técnicas vocais dos alunos. A utilização dessas tecnologias permite que os instrutores forneçam recomendações mais precisas e oportunas, aprimore as habilidades técnicas dos alunos e acelere seu progresso. É crucial investigar os aspectos pedagógicos e sociais da integração da IoT em aulas de música, bem como a eficiência econômica dessas soluções. É necessário desenvolver métodos padronizados para avaliar a eficácia dos sistemas de IoT na educação musical e determinar abordagens ótimas para sua integração em métodos de ensino tradicionais.