Tasteful music

An exploratory analysis of gastrosonics using the SoundSphere ecology

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.80249

Palavras-chave:

gastrosonics, ubiquitous music, multisensoriality, domestic ubimus, music and gastronomy

Resumo

A gastrossônica explora como as nossas experiências do gosto e olfato modulam o fazer criativo e como os fenômenos musicais impactam o âmbito da gastronomia. Ela constitui um campo de pesquisa artístico emergente dentro do âmbito do arcabouço teórico-metodológico da música ubíqua. As práticas gastrossônicas fornecem oportunidades para ampliar o suporte à criatividade musical através de recursos gastronômicos. Neste artigo discutimos aplicações musicológicas, de produção audiovisual e design de interação humano-comida como manifestações criativas com potencial interdisciplinar. Também analisamos a teoria do tempero sonoro como racional de base ao desenvolvimento artístico da gastrossônica. Relatamos os resultados experimentais de um estudo gastrossônico envolvendo doze sujeitos realizando atividades assíncronas no espaço doméstico, envolvendo mixagens utilizando o protótipo SoundSphere e consumo de cinco bebidas (café, água e sucos de laranja, limão e maçã). Os resultados apontam um bom alinhamento entre as dimensões do gosto e as escolhas das amostras sonoras, com a exceção do suco de laranja. Concluímos indicando algumas limitações observadas com relação ao suporte. tecnológico-experimental e elaboramos considerações sobre requisitos e potencialidades no âmbito da pesquisa em música ubíqua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe, Universidade de Los Andes, Bogotá, Colômbia f.reinosoc@uniandes.edu.co

Felipe Reinoso-Carvalho, PhD, é professor associado da Escola de Administração da Universidade de los Andes. A sua investigação centra-se principalmente no marketing sonoro (sound branding), bem como no design de experiências multissensoriais. Desde 2023, atua como diretor da área de marketing da faculdade. Atualmente é também professor visitante e pesquisador no IAE Angers (França). Além do seu trabalho acadêmico, Felipe colabora frequentemente com artistas, assim como com os setores público e privado por meio de consultorias. Isto devido a porquê a pesquisa do Felipe é uma referência na América Latina e no mundo. Sua pesquisa foi destacada em mais de uma ocasião por renomados meios de comunicação internacionais, como The Guardian, Washington Post, BBC Focus e Vice.

Dr K, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Brasil. dkeller@ccrma.stanford.edu

Damián Keller é professor associado da Universidade Federal do Acre, Brasil. Pesquisador nível 2 do CNPq, coordena o Núcleo de Pesquisa Musical da Amazônia (NAP) desde 2003. Seu trabalho se concentra nas práticas criativas cognitivo-ecológicas e na música ubíqua, abrangendo mais de 150 publicações científicas, 20 projetos editoriais e múltiplos projetos artísticos patrocinados por agências do Brasil e dos Estados Unidos. Ele é membro e cofundador do Ubiquitous Music Group.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Como Citar

REINOSO CARVALHO, Felipe; KELLER, Damian. Tasteful music: An exploratory analysis of gastrosonics using the SoundSphere ecology. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.80249. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/80249. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos