Conectando redes através da percussão: o ritmo como prática inclusiva em projetos só-cio-educativos
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v21.69364Palavras-chave:
Educação Comunitária, Ritmo, Escola, Inclusão Social, Sociedade, UniversidadeResumo
Este estudo faz parte do projeto “Re-Habitando o Bairro: Processos de Transformação e Empoderamento entre Universidades-Escolas-Sociedade através de Práticas Artísticas”. O seu principal objetivo é contribuir para a transformação social e o empoderamento do cidadão. Reflete-se sobre o potencial da percussão o do rítmo para promover coesão de grupo entre os diversos membros da comunidade. Foram realizadas três oficinas com a participação de 45 sujeitos, constituídas por alunos do ensino fundamental, do ensino superior, familiares e professores. Como em muitas pesquisas na área da sociologia, a abordagem foi métodos mistos, permitindo uma compreensão mais ampla dos fenómenos em estudo. Os resultados evidenciam o papel fundamental da atenção e da escuta para a concentração e boa coesão do grupo, para além da importância do respeito pelo próximo e do sentimento de pertença.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-11-14 (2)
- 2021-10-20 (1)