Conectando redes através da percussão: o ritmo como prática inclusiva em projetos só-cio-educativos

Autores

  • Noémy Berbel-Gomez University of the Balearic Islands, Palma, Illes Balears, Espanha, noemy.berbel@uib.es
  • Eduardo Lopes University of Évora, Évora, Portugal, el@uevora.pt https://orcid.org/0000-0002-6743-970X
  • Maravillas Díaz-Gómez University of the Basque Country, Espanha, maravillas.diaz@ehu.eus

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.69364

Palavras-chave:

Educação Comunitária, Ritmo, Escola, Inclusão Social, Sociedade, Universidade

Resumo

Este estudo faz parte do projeto “Re-Habitando o Bairro: Processos de Transformação e Empoderamento entre Universidades-Escolas-Sociedade através de Práticas Artísticas”. O seu principal objetivo é contribuir para a transformação social e o empoderamento do cidadão. Reflete-se sobre o potencial da percussão o do rítmo para promover coesão de grupo entre os diversos membros da comunidade. Foram realizadas três oficinas com a participação de 45 sujeitos, constituídas por alunos do ensino fundamental, do ensino superior, familiares e professores. Como em muitas pesquisas na área da sociologia, a abordagem foi métodos mistos, permitindo uma compreensão mais ampla dos fenómenos em estudo. Os resultados evidenciam o papel fundamental da atenção e da escuta para a concentração e boa coesão do grupo, para além da importância do respeito pelo próximo e do sentimento de pertença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noémy Berbel-Gomez, University of the Balearic Islands, Palma, Illes Balears, Espanha, noemy.berbel@uib.es

Noemy Berbel is professor at the University of the Balearic Islands, Spain. PhD in Educational Research and Innovation in this University. Her research interests focus on music education, creativity and interdisciplinarity, social inclusion, community projects and new technologies. She is the Principal Investigator of the ‘Research Group in Arts and Education’ (GRAiE) and founder and director of the ‘Music and Art Laboratory’ (Mus&Art LAB) at the University of the Balearic Islands.

Eduardo Lopes, University of Évora, Évora, Portugal, el@uevora.pt

Eduardo Lopes, is Associate Professor with Aggregation in the Department of Music at the University of Évora, Portugal; Head of the doctoral programme in Music and Musicology; Coordinator of the CESEM Pole. He has a degree from Berklee College of Music (USA) in Performance and Composition. Phd in Music Theory from the University of Southampton (UK). Author of several articles and texts on the problems of musical performance, music theory and rhythm, jazz and music education.

Maravillas Díaz-Gómez, University of the Basque Country, Espanha, maravillas.diaz@ehu.eus

Maravillas Díaz, is a retired professor from the University of the Basque Country, Spain. She has a PhD in Philosophy and Education Sciences. Her research interests include music education, curriculum, creativity and social projects. She is the author of several publications in books and specialized journals. She has participated in numerous national and international scientific committees as an expert evaluator.

Downloads

Publicado

2021-10-20 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

BERBEL-GOMEZ, N.; LOPES, E.; DÍAZ-GÓMEZ, M. Conectando redes através da percussão: o ritmo como prática inclusiva em projetos só-cio-educativos. Música Hodie, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.69364. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/69364. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos