O músico argentino Adolfo Reisin e a estética da improvisação coletiva
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v21.69159Palavras-chave:
Música argentina, improvisação, teatro, expressão corporal, pedagogia musicalResumo
Este artigo propõe uma aproximação à figura do músico argentino Adolfo Reisin (1936-2020), ainda desconhecida do grande público e da comunidade musicológica. Em primeiro lugar, a obra de Reisin para o teatro é explorada na Argentina dos anos 1960, onde fez parte do Teatro de los Independientes. Em seguida, são analisadas as principais influências internacionais que moldaram sua estética (Pierre Schaeffer, Luigi Nono e Iannis Xenakis, entre outros) e como ele evoluiu para a prática da improvisação livre coletiva. A principal contribuição de Reisin neste campo foi o chamado “solfejo corporal-gestual”, que explicamos combinando a análise de fontes de arquivo, fitas de vídeo e entrevistas pessoais com o autor.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-11-14 (2)
- 2021-08-20 (1)