Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-10-10. Leia a versão mais recente.

António da Silva Leite e a música para voz e três órgãos do Convento de Santa Clara da cidade do Porto

Autores

  • Rosana de Moraes Marreco Orsini Brescia Universidade NOVA de Lisboa, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.68889

Palavras-chave:

Música Conventual, António da Silva Leite, música no Porto, Convento de Santa Clara, freiras musicistas.

Resumo

Considerado entre os mais importantes e versáteis compositores portugueses da virada dos séculos XVIII e XIX, António da Silva Leite ocupou posições de grande prestígio na cidade do Porto, em especial, a de mestre de música e compositor dos mais importantes conventos femininos da cidade. O presente artigo aborda o papel desse ilustre músico junto às freiras clarissas do Porto, com uma atenção especial às obras compostas para vozes acompanhadas por três órgãos, um exemplo singular na história da música portuguesa onde o património organológico previamente existente acabou por servir como agência para a produção de um repertório musical único.

Downloads

Biografia do Autor

Rosana de Moraes Marreco Orsini Brescia, Universidade NOVA de Lisboa, Lisboa, Portugal

Rosana Marreco Brescia holds a Ph.D. degree in Modern and Contemporary History from the Université Sorbonne – Paris IV and in Musical Sciences from the Universidade Nova de Lisboa. Her thesis entitled C’est là que l’on joue la comédie: les Casas da Ópera en Amérique Portugaise received the « mention très honorable ». Marreco Brescia also holds a Master's degree in Modern and Contemporary History from the Université Sorbonne – Paris IV, a Master's degree in Vocal Performance from the Manhattan School of Music – New York post-graduate degree from the Royal Academy of Music – London. In addition, Rosana has an undergraduate degree from the Universidade Federal de Minas Gerais. She is currently an associated researcher at the Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical of the Universidade Nova de Lisboa, where she developed her post-doctoral researches about the Italian scenography in Portugal in the 18th century thru the support of the Fundação para a Ciência e a Tecnologia of Portugal. Rosana Marreco Brescia is the author of the book É lá que se representa a comédia: a Casa da Ópera de Vila Rica (1770-1822). In addition, she is currently researching female conventual music in 18th and 19th century Portugal.

Downloads

Publicado

2021-10-10

Versões

Como Citar

ORSINI BRESCIA, R. de M. M. António da Silva Leite e a música para voz e três órgãos do Convento de Santa Clara da cidade do Porto. Música Hodie, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.68889. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/68889. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos