"Rrrremember me":
critérios de interpretação musical aplicados à pronúncia do canto, um estudo comparativo.
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v21.68791Palavras-chave:
pronúncia, canção histórica, performance historicamente informada, expressão, arranjo musicalResumo
Em suas apresentações, os cantores tomam decisões sobre a pronúncia do texto. Existem diferentes critérios para orientar essas decisões, não sem dificuldades em sua aplicação prática. Neste estudo, a partir de um caso específico, são examinados alguns dos critérios adotados pelos cantores em suas apresentações. A pronúncia do "r" inglês cantada em 77 gravações diferentes do famoso lamento da ópera Dido and Aeneas de Henry Purcell (Westminster, 1659-1695) foi comparada, onde a exortação "Remember me" desempenha um papel principal. Esforços foram feitos para incluir nesta seleção versões canônicas e arranjos musicais de vários tipos. O objetivo era determinar a regra interpretativa usada na pronúncia e suas exceções. A análise permite concluir que a natureza da interpretação (versão ou arranjo musical) e o seu objetivo (busca de expressividade, comunicabilidade) podem influenciar o critério de pronúncia adotado.