O que significa descategorizar o gênero musical?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.66600

Palavras-chave:

Descategorização; Gêneros Musicais; Decolonialidade; Eurocentrismo.

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre a descategorização dos gêneros musicais como uma alternativa sensível ao pensamento eurocentrado ainda presente nas pesquisas de redes musicais e mídia no Brasil. Em interlocução com os projetos pós-colonialistas e decoloniais da organização de conhecimento e da cultura, elenco questões iniciais para pensarmos num possível “giro decolonial” nas formas de interpretação dos gêneros musicais e das práticas musicais dos interlocutores de pesquisas. Inspirada pela proposta de descategorização da música defendida por ícones do jazz estadunidenses e em reflexões inspiradas durante pesquisas referentes aos gêneros musicais, eu indago: O que significa descategorizar o gênero musical?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melina Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, melina.silva@pucrs.br

Realiza estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora da Rede de Pesquisas em Tecnoculturas Decoloniais - REITE. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde desenvolveu pesquisa com o movimento do rock angolano e a produção da cultura do rock no contexto de pós-guerra civil. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, com pesquisa focada nas dinâmicas inseridas na cena virtual do gênero musical heavy metal, sob perspectiva do paradigma da dádiva. 

Downloads

Publicado

2021-08-25 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

SILVA, M. O que significa descategorizar o gênero musical? . Música Hodie, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.66600. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/66600. Acesso em: 30 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos