Birdsongs, Structure and Harmonic colour of Non-birdsong Subjects in Olivier Messiaen’s ‘La bouscarle’ from Catalogue d’oiseaux
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v21.66562Palavras-chave:
Catalogue d’oiseaux, La Bouscarle, Birdsongs, Harmonic Colour, Oliver Messiaen, Piano WorksResumo
Este artigo analisa 'La bouscarle', um movimento do Catalog doisoiseaux, que é uma das mais extensas obras para piano escritas por Oliver Messiaen. Uma característica distintiva desse movimento comparativamente curto é a cor harmônica construída a partir do modo do compositor 3 na representação do tema do rio, servindo como um assunto importante que fornece o fluxo e a estrutura para todo o trabalho. O Modo 3, que forma uma tonalidade A principal para o tema do rio e a representação da cor do martim-pescador, também fornece uma harmonia menos dissonante que é diferente das harmonias usadas para habitats apresentados em outros movimentos do Catálogo. O solista, a toutinegra dos Cetti, com sua chamada breve e brusca, produz um clima contrastante com o tema lírico do rio cordal. A maioria dos cantos de pássaros deste trabalho compartilha características semelhantes às do solista, exceto o melro, o robin e o blackcap mais melodicamente delicados, com a chamada correspondente ao tema do rio. Conclui-se, assim, que cantos de pássaros nesse movimento também podem ser encontrados e apresentam suas características de maneira semelhante em outras obras de Messiaen.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-11-14 (2)
- 2021-03-12 (1)