Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-03-05. Leia a versão mais recente.

A função da análise na Musica Poetica de J. Burmeister

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.63270

Palavras-chave:

Análise musical, Musica Poetica, Joachim Burmeister, Orlando di Lasso

Resumo

No último capítulo do tratado intitulado Musica Poetica (1606) de Joachim Burmeister, o autor formula a análise musical de um moteto de Orlando di Lasso, com o objetivo de ensinar a compositores iniciantes as possibilidades de estudo do repertório vigente, colocando em evidência os fundamentos do processo criativo musical para torná-los acessíveis para imitação. Essa análise é considerada pela musicologia moderna como uma das primeiras iniciativas do gênero, conforme afirmam Rivera (1993), Palisca (2001), Dunsby e Whittall (1988), por exemplo; e há consenso quanto a seu valor histórico e pedagógico. No entanto, seu valor técnico, ou seja, seu reconhecimento como ilustração das formas de acesso ao repertório antigo é controverso, uma vez que apresenta respostas para perguntas que podem não ter sentido para os analistas e críticos de hoje. De fato, ela foi concebida para atender a demandas de formação musical próprias do início do século XVII e respondem a questões emergentes desse contexto. Considerando que o distanciamento histórico entre nosso tempo presente e seu passado de origem é também um distanciamento cultural, reconheço que o estudo dessa análise em seus próprios termos nos possibilita recuperar conceitos, ideias, técnicas, processos, procedimentos e modos de escuta e reflexão ocultos por esse distanciamento, superando anacronismos e contribuindo para a renovação de sua compreensão hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiano de Almeida Barros, Universidade de São Paulo - USP

PhD (2012), Master (2006) and Bachelor in Music (2002 - Majors in Conducting and Hapsichord) awarded by State University of Campinas - Unicamp, and Bachelor in Art Education (2017) awarded by Claretiano University Center. Engaged Music Professor with over eight years in research and teaching in Basic and Higher Education. Fields of study: Musicology, with emphasis on Ancient Musical Poetics, History of Music, Music Appreciation, Hapsichord and Conducting. Nowadays, post-doctoral research position in the Department of Music of the University of Sao Paulo. Link to Lattes curriculum: http://lattes.cnpq.br/7140924802081219

Downloads

Publicado

2021-03-05

Versões

Como Citar

BARROS, C. de A. A função da análise na Musica Poetica de J. Burmeister. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2021. DOI: 10.5216/mh.v20.63270. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/63270. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos