A função da análise na Musica Poetica de J. Burmeister
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v20.63270Palavras-chave:
Análise musical, Musica Poetica, Joachim Burmeister, Orlando di LassoResumo
No último capítulo do tratado intitulado Musica Poetica (1606) de Joachim Burmeister, o autor formula a análise musical de um moteto de Orlando di Lasso, com o objetivo de ensinar a compositores iniciantes as possibilidades de estudo do repertório vigente, colocando em evidência os fundamentos do processo criativo musical para torná-los acessíveis para imitação. Essa análise é considerada pela musicologia moderna como uma das primeiras iniciativas do gênero, conforme afirmam Rivera (1993), Palisca (2001), Dunsby e Whittall (1988), por exemplo; e há consenso quanto a seu valor histórico e pedagógico. No entanto, seu valor técnico, ou seja, seu reconhecimento como ilustração das formas de acesso ao repertório antigo é controverso, uma vez que apresenta respostas para perguntas que podem não ter sentido para os analistas e críticos de hoje. De fato, ela foi concebida para atender a demandas de formação musical próprias do início do século XVII e respondem a questões emergentes desse contexto. Considerando que o distanciamento histórico entre nosso tempo presente e seu passado de origem é também um distanciamento cultural, reconheço que o estudo dessa análise em seus próprios termos nos possibilita recuperar conceitos, ideias, técnicas, processos, procedimentos e modos de escuta e reflexão ocultos por esse distanciamento, superando anacronismos e contribuindo para a renovação de sua compreensão hoje.
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- 2021-11-14 (2)
- 2021-03-05 (1)