Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada e Crianças com Autismo
Relações entre Desenvolvimento Musical, Ganhos Terapêuticos e a Teoria da Musicalidade Comunicativa
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v21.62311Palavras-chave:
Musicoterapia; Desenvolvimento Musical; Musicalidade Comunicativa; Autismo.Resumo
O presente artigo aborda interfaces entre desenvolvimento musical, Musicoterapia e Musicalidade Comunicativa. Objetivando investigar o desenvolvimento musical de crianças com autismo e suas relações com ganhos terapêuticos em Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada, foi avaliado quantitativamente o desenvolvimento musical de 25 crianças com autismo no início e final do tratamento de Musicoterapia, o que foi correlacionado aos ganhos terapêuticos. Os resultados mostram maior nível de desenvolvimento musical após tratamento e correlações positivas do desenvolvimento musical com melhoras principalmente na linguagem/comunicação. Dentre as discussões levantadas, destaca-se a relevância da teoria da Musicalidade Comunicativa para a compreensão das relações entre Musicoterapia e desenvolvimento musical.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-11-14 (3)
- 2021-07-31 (2)
- 2021-06-28 (1)