Leitura de partitura musical e leitura de linguagem verbal escrita
convergências e divergências
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v20.60024Palavras-chave:
Leitura; Linguagem escrita; Música; Partitura musical; Decifração.Resumo
No presente artigo, objetiva-se estabelecer relações entre o ato de leitura de textos na linguagem escrita e a leitura de partituras musicais, estabelecendo convergências e divergências e inserindo-se num debate dividido entre os que tomam esse ato por decifração e os que o tomam como um processo inteligente de criação de sentidos. O texto alinha-se ao segundo grupo, sobretudo a partir das contemporâneas concepções de educação musical e das concepções de arte como única forma simbólica capaz de explicitar os sentimentos humanos em sua totalidade. Chega-se a conclusões preliminares de que a aproximação teórica dos dois atos de ler pode proporcionar outras perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem da leitura musical.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-11-14 (2)
- 2020-08-06 (1)