Amostras de ciclos autorregulatórios e sua inserção no processo de autoaprendizagem musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.59153

Palavras-chave:

ciclos autorregulatórios, metacognição, pedagogia da performance musical

Resumo

neste artigo são apresentados e exemplificados os conceitos da autorregulação e de ciclos autorregulatórios no âmbito do aprendizado de um instrumento musical. O objetivo a ser atingido com a adoção da autorregulação encontra-se além da consecução da habilidade técnica para o desempenho de um instrumento musical, pois visa ao desenvolvimento metacognitivo do indivíduo. A base para a proposição de ciclos autorregulatórios foi motivada, sobretudo, pelos escritos do psicólogo Barry Zimmerman (1998, 2000, 2002). Como resultados das considerações aqui empreendidas, apontamos para a eficácia cognitiva do emprego da autorregulação, pois esse procedimento contribui para a autonomia do aluno que se torna responsável por todas as etapas de seu processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antenor Ferreira Correa, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Professor Associado da Universidade de Brasília. Compositor, percussionista, arranjador e produtor musical. Possui pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Riverside. Pós-doutorado pela Universidade de Granada, Espanha. Doutor pela Univerdade de São Paulo, Brasil. Autor dos livros Music in an Intercultural Perspective (2016); A Mente Musical em uma Perspectiva Interdisciplinar (2015); Análise Musical Como Princípio Composicional (2014).

Luciana Stadniki Martins, Sra, Universidade de Brasília

Professora da Escola de Música de Brasília; Flautista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

CORREA, A. F.; MARTINS, L. S. Amostras de ciclos autorregulatórios e sua inserção no processo de autoaprendizagem musical. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2020. DOI: 10.5216/mh.v20.59153. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/59153. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos