O Violoncello piccolo a 4 e 5 cordas: Uma análise através das fontes iconográficas históricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.51583

Palavras-chave:

Iconografia musical, Violoncello piccolo, Violoncelo a 5 cordas

Resumo

Esta pesquisa dedica-se a investigar a presença, o uso e as técnicas executivas de algumas variantes do violoncelo barroco: os violoncelos de pequenas dimensões (violoncello piccolo) a 4 cordas e violoncelos de 5 cordas ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII. O uso destes peculiares modelos de baixos de corda friccionada é difícil de demonstrar através de documentos escritos (tratados históricos e partituras) por causa da terminologia aproximativa e abrangente da época. Por outro lado, os instrumentos originais conservados em museus e coleções particulares, apresentam frequentes dúvidas de autenticidade. Neste cenário a Iconografia Musical acaba sendo uma preciosa fonte de informação. Após uma breve descrição das principais fontes primárias irão ser apresentadas e interpretadas uma coletânea de frescos, pinturas a óleo e gravuras representando estes modelos de baixo seguindo uma ordem cronológica.

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Biografia do Autor

Edoardo Sbaffi, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Música e Musicologia pela Universidade de Évora (2013). Graduação em Música variante Violoncelo pela Escola Superior de Música de Lisboa. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atualmente é professor do Curso de Música da Universidade do Estado do Amazonas, onde integra o Laboratório de Musicologia e História Cultural e é pesquisador com Produtividade em Pesquisa UEA/Governo do Estado do Amazonas. Toca na Orquestra Barroca do Amazonas e na Amazonas Filarmônica. Suas principais linhas de pesquisa são a Organologia e a Música Portuguesa no século XVIII, bem como a prática musical historicamente informada.

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Publicado

2020-01-28

Como Citar

SBAFFI, E. O Violoncello piccolo a 4 e 5 cordas: Uma análise através das fontes iconográficas históricas. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2020. DOI: 10.5216/mh.v20.51583. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/51583. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

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Artigos