Duas transcrições das Siete Canciones Populares Españolas de Manuel de Falla: um estudo comparativo

Autores

  • Ângela Maria Ferrari Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria RS
  • Felipe Avellar de Aquino Programa de Pós-Graduação em Música UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v17i2.51477

Palavras-chave:

transcrição, arranjo, repertório do violoncelo, Manuel de Falla.

Resumo

Resumo: Este artigo busca refletir sobre o processo de reelaboração musical a partir de um estudo comparativo entre as versões de Maurice Maréchal e Emilio Colón, violoncelistas de diferentes gerações, que realizaram transcrições das Siete Canciones Populares Españolas de Manuel de Falla, para violoncelo e piano. O trabalho surgiu como consequência do estudo biográfico do violoncelista e pedagogo francês, Maurice Maréchal, que, mesmo estando presente na vida dos violoncelistas atuais, principalmente por meio de suas transcrições, é relativamente pouco lembrado. É também intenção deste trabalho, analisar as decisões que permeiam as transcrições da obra em questão, abordando aspectos técnicos específicos do instrumento, como também seu resultado sonoro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Avellar de Aquino, Programa de Pós-Graduação em Música UFPB

UFPB Departamento de Música/Programa de Pós-Graduação em Música Professor Titular - Violoncelo Práticas Interpretativas

Referências

ARRANGEMENT. In: RANDEL, Don, Michael. The new Harvard dictionary of music. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 1986.

DE FALLA, Manuel. Siete Canciones Populares Españolas. Adaptação francesa de M. Paul Milliet. Paris. Max Eschig: 1922.

_______ Siete Canciones Populares Españolas. Transcrita e editada por Emilio Colón. Boca Raton: Ludwig Masters, 2002.

_______.Siete Canciones Populares Españolas. Transcrita para o violoncelo por Maurice Maréchal. Paris. Max Eschig: 1925.

GINSBURG, Lev. History of the Violoncello. Nova Jersey: Paganiniana Publications, 1983.

GISLASON. Donald. Manuel de Falla: Siete Canciones Populares Españolas. Notas de programa: Yo-Yo Ma & Kathryn Stott. Vancouver Recital Society. 2014. Disponível em: http://vanrecital.com/tag/de-falla/. Acesso em: 18 fevereiro 2016.

GREIVE, Tyrone. Kocha?ski's collaborative work as reflected in his manuscript collection. Polish Music Journal. Vol. 1, No. 1. Summer 1998. ISSN 1521 - 6039. Disponível em:

http://pmc.usc.edu/PMJ/issue/1.1.98/kochanski_part1.html. Acesso em: 8 fevereiro 2018.

GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. A history of western music. 4. Ed. Nova York: W.W. Norton, 1988.

ISSERLIS, Steven; SHIH, Connie. The cello in wartime: Debussy, Bridge, Fauré, Webern, and pieces played on a trench cello. Akersberga: Bis Records, 2018. 1 CD (ca. 65 min).

LAMBERT, Alain. Maurice Maréchal: la voix du violoncelle. Genève, Suisse: Edition Papillon.7º note, 2003.

LORCA, Garcia. Importancia historica y artistica del primitive canto andaluz llamado

"Cante Jondo", 1922. Disponível em "http://gnawledge.com/pdf/granada/LorcaCanteJondo.pdf. Acesso em: 21 agosto 2014.

Maurice Maréchal: a musician in the Great War. Disponível em

http://centenaire.org/en/autour-de-la-grande-guerre/maurice-marechal-musician-great-war. Acesso em: 10 maio 2014.

NEVADO, Juan Antonio Higuero. Falla & Cassadó: Obras para violoncello y piano. [entre 2002 e 2015]

Disponível em: http://ibsclassical.com/en/recordings/fallacassado/libretofalla?start=4. Acesso em: 31 de maio 2015.

PARK, Jihyun. A Study of Siete canciones populares Españolas by Manuel de Falla. 2013. Tese (Doutorado em Música) - University of Kansas, Kansas, 2013.

PEREIRA, Flavia Vieira. As práticas de reelaboração musical. 2011. Tese (Doutorado em Musicologia) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes. São Paulo, 2011.

ZUSSMAN, Benett Thomas. The Siguiriyas song form in flamenco guitar: a historical and comparative study. 1995. Dissertação (Mestrado em Artes). San Jose State University, Califórnia, 1995.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

FERRARI, Ângela M.; AQUINO, F. A. de. Duas transcrições das Siete Canciones Populares Españolas de Manuel de Falla: um estudo comparativo. Música Hodie, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 161–176, 2018. DOI: 10.5216/mh.v17i2.51477. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/51477. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos