Música nas escolas: uma investigação sobre a implementação nos municípios do Rio Grande do Sul

Autores

  • Cristina Rolim Wolffenbüttel
  • Daniele Isabel Ertel
  • Jusamara Vieira Souza

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v16i1.43158

Resumo

Esta pesquisa investigou a música nas escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Teve como desenho metodológico a abordagem quantitativa, o método survey interseccional de grande porte e a aplicação de questionários autoadministrados como técnica de coleta dos dados. A análise de conteúdo constituiu a técnica para a análise dos dados, a partir de conceitos da educação musical balizados pela legislação educacional e pela Abordagem do Ciclo de Políticas. Como resultados constatou-se que, apesar da legislação vigente e da existência de algumas atividades musicais nas escolas, ainda persiste a luta para a efetiva implementação da educação musical no estado. Palavras-chave: Música nas Escolas; Políticas Públicas em Educação Musical; Lei Federal nº 11.769/2008.

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Publicado

2016-09-08

Como Citar

WOLFFENBÜTTEL, C. R.; ERTEL, D. I.; SOUZA, J. V. Música nas escolas: uma investigação sobre a implementação nos municípios do Rio Grande do Sul. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 16, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/mh.v16i1.43158. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/43158. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos