A autonomia no Teatro Musical: as percepções dos participantes sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação

Autores

  • Flávia Maiara Lima Fagundes
  • Giann Mendes Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v16i1.42981

Resumo

Este estudo tem por temática a motivação no Teatro Musical. A pesquisa teve o objetivo de analisar a satisfação da necessidade psicológica básica de autonomia perceptível pelos integrantes de uma companhia de Teatro Musical, e identificar os tipos de motivação encontrados. Desenvolvida sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação, esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com base no estudo de entrevistas como estratégia de investigação, tendo a entrevista semiestruturada como principal técnica de coleta de dados. A análise dos dados apontou que múltiplos fatores fortaleceram a motivação autônoma dos indivíduos nas atividades desenvolvidas na Companhia Musicale, e outros fatores comprometeram. Palavras-chave: Autonomia; Motivação; Teoria da Autodeterminação; Educação musical; Teatro Musical.

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Publicado

2016-09-08

Como Citar

FAGUNDES, F. M. L.; RIBEIRO, G. M. A autonomia no Teatro Musical: as percepções dos participantes sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Música Hodie, Goiânia, v. 16, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/mh.v16i1.42981. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/42981. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos