Cuidando de quem cuida: uma revisão integrativa sobre a musicoterapia como possibilidade terapêutica no cuidado ao cuidador

Autores

  • Elvira Alves dos Santos, Claudia Regina de Oliveira Zanini e Elizabeth Esperidião

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v15i2.39740

Resumo

Aspectos como ansiedade, insegurança, sobrecarga e desgastes emocionais interferem no trabalho de cuidadores. Objetivou-se, por meio de uma revisão integrativa, identificar aspectos referentes à utilização da música e da musicoterapia no cuidado aos cuidadores. Teve-se como fonte: base de dados (SCIELO, PUBMED, MEDLINE, LILACS e BDENF), volumes da Revista Brasileira de Musicoterapia, Anais dos Simpósios Brasileiros de Musicoterapia e dos Congressos Mundiais de Musicoterapia, de 2004 a 2014. Os artigos foram selecionados a partir dos descritores Música, Musicoterapia, Cuidadores e Cuidado e seus correlatos em inglês e espanhol. Concluiu-se que a utilização da Música e da Musicoterapia pode ser uma estratégia no cuidado ao cuidador, proporcionando: redução da ansiedade e da fadiga, momentos de prazer e de relaxamento. Observou-se que o musicoterapeuta atua utilizando experiências musicais interativas, além das receptivas, que são as mais empregadas pelos demais profissionais da área de saúde. Palavras-chave: Música em medicina; Musicoterapia; Cuidadores; Cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-15

Como Citar

ALVES DOS SANTOS, CLAUDIA REGINA DE OLIVEIRA ZANINI E ELIZABETH ESPERIDIÃO, E. Cuidando de quem cuida: uma revisão integrativa sobre a musicoterapia como possibilidade terapêutica no cuidado ao cuidador. Música Hodie, Goiânia, v. 15, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/mh.v15i2.39740. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/39740. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos