A técnica de canto belting e sua aplicabilidade em versões de musicais na língua portuguesa do Brasil: quais os desafios na performance?

Autores

  • Adriana Barea Cardoso e Angelo José Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v15i1.39545

Resumo

A técnica do cantar belting, oriunda da escola dos teatros musicais americanos e ingleses, foi sendo introduzida no Brasil no início da década de 1990, devido ao grande número de títulos de musicais da Broadway vertidos para o português. Objetivo: analisar a técnica do belting entre cantores de língua portuguesa, identificando fatores associados a sua utilização nas versões. Métodos: Análise dos ajustes vocais utilizados, além de questionários semiestruturados com professores e performers da cena do teatro musical em São Paulo na última década. Conclusões: o uso da técnica orientado por professores habilitados, aliado ao estudo permanente através de exercícios vocais, garantirá a “sonoridade Broadway”, com emissão saudável, inteligível e adaptada a nossa língua. Palavras-chave: Belting, Teatro musical, Broadway, Canto, Técnica vocal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-01

Como Citar

BAREA CARDOSO E ANGELO JOSÉ FERNANDES, A. A técnica de canto belting e sua aplicabilidade em versões de musicais na língua portuguesa do Brasil: quais os desafios na performance?. Música Hodie, Goiânia, v. 15, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/mh.v15i1.39545. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/39545. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos