CONSIDERAÇÕES SOBRE VERS UNE MUSIQUE INFORMELLE DE

Autores

  • Alicia Cupani , Gabriela García Maloucaze e Guilherme Mannis

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v4i2.3935

Resumo

Este trabalho tem por intuito explicitar as principais idéias presentes no ensaio “Em direção a uma musique informelle” de Theodor Adorno, uma reflexão sobre a produção composicional contemporânea. Como o próprio título já diz, através de uma análise detalhada do panorama musical de sua época, o autor expõe idéias sobre o futuro da música, propondo, a partir de um esgotamento da Nova Música, uma nova relação entre compositor e liberdade. Sem pretender dar uma resposta definitiva sobre o assunto, Adorno tece críticas a seu tempo e ao porvir, considerando que é urgente para a teoria musical e para a música refletir sobre seus procedimentos.
Palavras-chave: Adorno, Estética Musical, Composição Musical, Nova Música

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Publicado

2008-05-18

Como Citar

, GABRIELA GARCÍA MALOUCAZE E GUILHERME MANNIS, A. C. CONSIDERAÇÕES SOBRE VERS UNE MUSIQUE INFORMELLE DE. Música Hodie, Goiânia, v. 4, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/mh.v4i2.3935. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/3935. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos