AFASTAMENTOS E APROXIMAÇÕES COMPOSICIONAIS NO CHORO TORTURADO DE CAMARGO GUARNIERI

Autores

  • Elaine Milazzo e Any Raquel Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v4i2.3932

Resumo

O presente trabalho examina a presença dos elementos característicos do choro tradicional nos âmbitos melódico, harmônico, rítmico e formal no Choro Torturado de Camargo Guarnieri buscando investigar os afastamentos composicionais em relação ao paradigma da definição de choro vigente em sua época. Estes afastamentos estão fundamentados basicamente no conceito de pantonalidade estabelecido por Rudolph Reti (1958).
Palavras-chave: choro, Guarnieri, pantonalidade, análise musical.

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Publicado

2008-05-18

Como Citar

E ANY RAQUEL CARVALHO, E. M. AFASTAMENTOS E APROXIMAÇÕES COMPOSICIONAIS NO CHORO TORTURADO DE CAMARGO GUARNIERI. Música Hodie, Goiânia, v. 4, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/mh.v4i2.3932. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/3932. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos