IDENTIDADE, CONHECIMENTOS MUSICAIS E ESCOLHA PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MÚSICA

Autores

  • Teresa Mateiro e Juliana Borghetti

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v7i2.3354

Resumo

Este artigo apresenta dados sobre o perfil dos estudantes do curso de Licenciatura em Música da UDESC, o conhecimento musical prévio à universidade, a escolha profissional, a vida laboral durante o período de formação docente, as expectativas, o vestibular, entre outros. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários, entrevistas focais e documentos escritos. A pesquisa foi orientada teórica e metodologicamente a partir do trabalho conjunto de sete grupos de pesquisadores (Grupo ALFA-EVEDMUS). Estudos semelhantes realizados no Brasil foram também considerados. Como resultados enumeram-se: mais da metade dos estudantes de Licenciatura são homens, têm mais de vinte anos e exercem atividades profissionais paralelas; a maioria escolheu o curso de Licenciatura como segunda opção com o objetivo de ampliar os conhecimentos musicais e, principalmente, para estudar um instrumento musical; boa parte deles não manifestou interesse em trabalhar na rede pública de ensino, mas como professores particulares de instrumento. Trata-se de um estudo que pretende contribuir para o debate acerca da formação do professor de educação musical e, em conseqüência, subsidiar as reformas curriculares dos cursos de Licenciatura.
Palavras-chave: Educação musical; Formação inicial; Reforma curricular.

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Publicado

2008-02-17

Como Citar

JULIANA BORGHETTI, T. M. e. IDENTIDADE, CONHECIMENTOS MUSICAIS E ESCOLHA PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MÚSICA. Música Hodie, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 89–110, 2008. DOI: 10.5216/mh.v7i2.3354. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/3354. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos