A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÁTICOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM ESTUDO COM ESTAGIÁRIOS DE MÚSICA DA UFSM/RS

Autores

  • Cláudia Ribeiro Bellochio e Viviane Beineke

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v7i2.3303

Resumo

O trabalho apresenta alguns resultados da pesquisa desenvolvida interinstitucionalmente em Santa Maria/UFSM e Florianópolis/UDESC. O objetivo da pesquisa foi investigar os processos de construção do conhecimento prático de estagiários do curso de Licenciatura em Música. Para a coleta de dados foram realizadas observações, gravações em vídeo, entrevistas semi-estruturadas e entrevistas de estimulação de recordação. Neste artigo apresentamos o perfil dos estagiários e os desafios vividos no processo de construção do conhecimento prático. A pesquisa conclui que, a partir das situações mais difíceis da docência, os estagiários ampliam seu repertório de recursos de ação pedagógica e o estágio cumpre a sua função formativa.
Palavras-chave: Educação musical; Estágio supervisionado; Escola pública; Escola fundamental.

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Publicado

2008-02-06

Como Citar

VIVIANE BEINEKE, C. R. B. e. A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÁTICOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM ESTUDO COM ESTAGIÁRIOS DE MÚSICA DA UFSM/RS. Música Hodie, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 73–88, 2008. DOI: 10.5216/mh.v7i2.3303. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/3303. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos