“Ou Isto ou Aquilo”: a Composição na Educação Musical para Crianças
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v14i1.32978Resumo
Este artigo focaliza a aprendizagem criativa na educação musical, refletindo teoricamente sobre um projeto de composição desenvolvido em uma Oficina de Música para crianças. Neste trabalho, a poesia de Cecília Meireles foi o eixo condutor para a elaboração de poemas musicados. Considerando os espaços de criação enquanto meios que possibilitam o desenvolvimento das capacidades criativas e humanas, o referencial teórico focaliza o processo de composição colaborativa e a possibilidade de convergência de contextos sociais e culturais. Os resultados revelam o engajamento das crianças na produção das composições e as aprendizagens significativas construídas no processo de tomada de decisões musicais. Como fazemos? “Ou isto ou aquilo”? Palavras-chave: Educação musical; Aprendizagem criativa; Composição musical; Poemas musicados; Oficina de música para crianças.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-12-01
Como Citar
BEINEKE, V.; COSTA ZANETTA, C. “Ou Isto ou Aquilo”: a Composição na Educação Musical para Crianças. Música Hodie, Goiânia, v. 14, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/mh.v14i1.32978. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/32978. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos