“Ou Isto ou Aquilo”: a Composição na Educação Musical para Crianças

Autores

  • Viviane Beineke
  • Camila Costa Zanetta

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v14i1.32978

Resumo

Este artigo focaliza a aprendizagem criativa na educação musical, refletindo teoricamente sobre um projeto de composição desenvolvido em uma Oficina de Música para crianças. Neste trabalho, a poesia de Cecília Meireles foi o eixo condutor para a elaboração de poemas musicados. Considerando os espaços de criação enquanto meios que possibilitam o desenvolvimento das capacidades criativas e humanas, o referencial teórico focaliza o processo de composição colaborativa e a possibilidade de convergência de contextos sociais e culturais. Os resultados revelam o engajamento das crianças na produção das composições e as aprendizagens significativas construídas no processo de tomada de decisões musicais. Como fazemos? “Ou isto ou aquilo”? Palavras-chave: Educação musical; Aprendizagem criativa; Composição musical; Poemas musicados; Oficina de música para crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

BEINEKE, V.; COSTA ZANETTA, C. “Ou Isto ou Aquilo”: a Composição na Educação Musical para Crianças. Música Hodie, Goiânia, v. 14, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/mh.v14i1.32978. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/32978. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos