Interpretação e Performance do Texto Musical pela Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v14i1.32971Resumo
Em Verdade e Método, de 1960, Hans-Georg Gadamer buscou pela legitimação da independência epistemológica das ciências do espírito, na medida em que a experiência da verdade nestas não se limitaria ao domínio metodológico das ciências naturais. Gadamer propõe uma hermenêutica filosófica que busca revelar a estrutura prévia que opera em toda compreensão e interpretação. A interpretação do texto musical está entre estes casos que não se limitam ao domínio do método, entretanto, isto não reduz a necessidade da aplicação de um senso rigoroso na reflexão das suas possibilidades. Conceitos gadamerianos colaboram no esclarecimento destas possibilidades. A racionalidade hermenêutica é aqui apresentada como um aspecto crítico e útil ao entendimento da interpretação e performance da música referente a um texto musical. Palavras-chave: Hermenêutica; Interpretação; Música; Performance.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-11-26
Como Citar
GUILHERME OESTREICH, D. Interpretação e Performance do Texto Musical pela Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer. Música Hodie, Goiânia, v. 14, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/mh.v14i1.32971. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/32971. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos