Interpretação e Performance do Texto Musical pela Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer

Autores

  • Danton Guilherme Oestreich

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v14i1.32971

Resumo

Em Verdade e Método, de 1960, Hans-Georg Gadamer buscou pela legitimação da independência epistemológica das ciências do espírito, na medida em que a experiência da verdade nestas não se limitaria ao domínio metodológico das ciências naturais. Gadamer propõe uma hermenêutica filosófica que busca revelar a estrutura prévia que opera em toda compreensão e interpretação. A interpretação do texto musical está entre estes casos que não se limitam ao domínio do método, entretanto, isto não reduz a necessidade da aplicação de um senso rigoroso na reflexão das suas possibilidades. Conceitos gadamerianos colaboram no esclarecimento destas possibilidades. A racionalidade hermenêutica é aqui apresentada como um aspecto crítico e útil ao entendimento da interpretação e performance da música referente a um texto musical. Palavras-chave: Hermenêutica; Interpretação; Música; Performance.

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Publicado

2014-11-26

Como Citar

GUILHERME OESTREICH, D. Interpretação e Performance do Texto Musical pela Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer. Música Hodie, Goiânia, v. 14, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/mh.v14i1.32971. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/32971. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos