O Efeito de Atividades de Execução, Composição e Apreciação Musical sobre a Percepção de Timbres

Autores

  • Caroline Caregnato

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v14i1.32969

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral investigar o efeito da aprendizagem musical sobre a percepção de timbres. Mais especificamente, o que se buscou foi investigar o efeito que a realização de atividades de execução, apreciação e composição musical teria sobre essa percepção. Neste trabalho foi realizado um estudo experimental envolvendo 51 crianças de 6 a 9 anos de idade. Os participantes do estudo foram divididos em um grupo controle e três grupos experimentais. Todos os grupos foram submetidos a um teste de percepção de timbres. Cada um dos grupos experimentais realizou, antes do teste, uma atividade musical focada na execução, ou na composição ou na apreciação musical. O grupo controle não realizou nenhuma atividade. Os resultados observados apontaram para a existência de uma diferença significativa entre o desempenho dos grupos experimentais e do grupo controle, comprovando assim a hipótese levantada incialmente de que a educação musical favoreceria a percepção de timbres. Palavras-chave: Percepção musical; Percepção de timbres; Execução musical; Apreciação musical; Composição musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-25

Como Citar

CAREGNATO, C. O Efeito de Atividades de Execução, Composição e Apreciação Musical sobre a Percepção de Timbres. Música Hodie, Goiânia, v. 14, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/mh.v14i1.32969. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/32969. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos