O Efeito de Atividades de Execução, Composição e Apreciação Musical sobre a Percepção de Timbres
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v14i1.32969Resumo
Este trabalho teve como objetivo geral investigar o efeito da aprendizagem musical sobre a percepção de timbres. Mais especificamente, o que se buscou foi investigar o efeito que a realização de atividades de execução, apreciação e composição musical teria sobre essa percepção. Neste trabalho foi realizado um estudo experimental envolvendo 51 crianças de 6 a 9 anos de idade. Os participantes do estudo foram divididos em um grupo controle e três grupos experimentais. Todos os grupos foram submetidos a um teste de percepção de timbres. Cada um dos grupos experimentais realizou, antes do teste, uma atividade musical focada na execução, ou na composição ou na apreciação musical. O grupo controle não realizou nenhuma atividade. Os resultados observados apontaram para a existência de uma diferença significativa entre o desempenho dos grupos experimentais e do grupo controle, comprovando assim a hipótese levantada incialmente de que a educação musical favoreceria a percepção de timbres. Palavras-chave: Percepção musical; Percepção de timbres; Execução musical; Apreciação musical; Composição musical.Downloads
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Publicado
2014-11-25
Como Citar
CAREGNATO, C. O Efeito de Atividades de Execução, Composição e Apreciação Musical sobre a Percepção de Timbres. Música Hodie, Goiânia, v. 14, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/mh.v14i1.32969. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/32969. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos