O Uso da Música Eletroacústica no Cinema Durante a Primeira Metade do Século XX Exemplificado no Caso de O Planeta Proibido (1956)

Autores

  • Juliano Oliveira
  • Rodolfo Coelho de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v14i1.32929

Resumo

A música eletroacústica no cinema está comumente associada a gêneros como ficção científica, suspense e terror. Para compreendermos as funções adquiridas por esse tipo de música no contexto audiovisual é preciso remontar aos primeiros usos de instrumentos eletrônicos e experiências com ruídos no cinema. Este artigo busca, portanto, descrever brevemente o desenvolvimento da poética eletroacústica na trilha sonora cinematográfica a partir do advento do cinema sonoro até o fim da primeira metade do século XX. Para tal, parte-se de uma breve contextualização, seguida da apresentação de algumas metodologias e conceitos que servirão de fundamentação para uma análise de caso do filme O planeta proibido (Forbidden Planet, 1956). Palavras-chave: Trilha sonora; Música eletroacústica; Espectromorfologia.

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Publicado

2014-11-24

Como Citar

OLIVEIRA, J.; COELHO DE SOUZA, R. O Uso da Música Eletroacústica no Cinema Durante a Primeira Metade do Século XX Exemplificado no Caso de O Planeta Proibido (1956). Música Hodie, Goiânia, v. 14, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/mh.v14i1.32929. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/32929. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos