Referenciais Teóricos da Música Eletroacústica Brasileira e a Influência das Matrizes Históricas

Autores

  • Rodrigo Cicchelli Velloso
  • Frederico Machado de Barros

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v14i1.32868

Resumo

Neste estudo, empreendemos uma avaliação acerca da influência de três matrizes históricas da música eletroacústica– Musique Concrète, lektronische Musik e Computer Music – sobre a produção brasileira de música eletroacústica. O alcance desta influência no país é avaliado por meio da aplicação de um questionário que visa a mapear, entre outros aspectos, desde o caráter da produção dos compositores nos últimos cinco anos até que obras teóricas ligadas a estas três correntes foram lidas, bem como que conceitos daí originados teriam maior influência no pensamento composicional dos respondentes. A partir da análise das respostas ao questionário, algumas considerações são feitas e questões são levantadas a respeito do peso relativo assumido por cada uma das matrizes, seus conceitos e obras de maior impacto, bem como e relação entre teoria e criação. Palavras-chave: Música brasileira; Música eletroacústica; Música concreta; Música eletrônica; Música de computador.

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Publicado

2014-11-19

Como Citar

CICCHELLI VELLOSO, R.; MACHADO DE BARROS, F. Referenciais Teóricos da Música Eletroacústica Brasileira e a Influência das Matrizes Históricas. Música Hodie, Goiânia, v. 14, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/mh.v14i1.32868. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/32868. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos