A Anadiplose Aplicada à Estrutura Musical
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v14i1.32865Resumo
Este trabalho apresenta um relato sobre a composição de uma obra eletroacústica, em que o autor utilizou uma figura de sintaxe, muito usada na poesia, para a construção da estrutura musical. A figura adotada foi a anadiplose. A música figural tem utilizado deste recurso, com a intenção de trazer à música a capacidade de persuasão e sedução que poetas e oradores costumam usar, por meio da arte da retórica. O trabalho aqui analisado, entretanto, se reveste de caráter especial, porque a obra musical, usando a anadiplose em sua estrutura, fez uso de um texto poético falado em que se destaca a figura da anadiplose. A experiência demonstra a força expressiva da música, reforçada pela força expressiva do próprio poema utilizado. Significados e significantes se entrelaçam. Objetos sonoros e objetos musicais se igualam. Vocabulário e linguagem se amalgamam, dando lugar à eloquência na música eletroacústica. Concluiu-se da pertinência do processo composicional, através da apropriação formal de uma das mais importantes figuras de linguagem próprias da Retórica: a anadiplose. Palavras-chave: Anadiplose; Tirzo de Molina; Retórica; Persuasão; Semântica musical; Música eletroacústica; Música figural.Downloads
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Publicado
2014-11-19
Como Citar
JORGE ANTUNES, J. A Anadiplose Aplicada à Estrutura Musical. Música Hodie, Goiânia, v. 14, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/mh.v14i1.32865. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/32865. Acesso em: 19 nov. 2024.
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Artigos