Modelos de Processos Graduais Aplicados à Percussão (MPGP), Manipulados por Improvisação e Suporte Tecnológico em Tempo Real

Autores

  • Cleber da Silveira Campos

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25807

Resumo

Dentro da linha de pesquisa de processos criativos voltados à composição e à improvisação por meios acústicos e tecnológicos, este artigo apresenta um estudo focado na aplicação de processos graduais e recursivos para gerar estruturas musicais no contexto da percussão mediada por suporte tecnológico. Do repertório para percussão vinculada à noção de Processo Gradual, conceito criado por Reich (1968), extraíram-se modelos para processos criativos em percussão sobrepostos por improvisação. O estudo pormenorizado desses modelos permitiu a articulação de nuances, detalhes e diferenças sonoras existentes nos processos graduais aplicados à percussão, aqui representada pelo instrumento africano Djembê. Assim, o principal objetivo se refere a criação de bases cíclicas sonoras a partir da análise das técnicas composicionais desenvolvidas por REICH (1968;1974) e discutidas por alguns autores como NYMAN (1974), SCHWARZ (1980), SALTINI (2009), dentre outros. Essa técnicas são posteriormente utilizadas como substrato composicional para a sobreposição da improvisação utilizando instrumentos de percussão e processamento tecnológico em tempo real, sob o aporte teórico de COSTA (2009), COSTA e LEÃO (2004), MERTENS (1988), PRESSING (1987; 1998), GAINZA (1990), SARATH (1996) e STENSTRÖM (2009). Palavras-chave: Processos graduais em música; Improvisação musical; Percussão na música com suporte tecnológico.

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Publicado

2013-08-12

Como Citar

DA SILVEIRA CAMPOS, C. Modelos de Processos Graduais Aplicados à Percussão (MPGP), Manipulados por Improvisação e Suporte Tecnológico em Tempo Real. Música Hodie, Goiânia, v. 13, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/mh.v13i1.25807. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/25807. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos