A Leitura e Interpretação de Cifras Alfabéticas no Teclado
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v12i2.23528Resumo
O repertório de música tradicional e popular sempre foi considerado relevante para a formação musical no Instituto Villa-Lobos da Unirio. Em 1980 foi empreendido um estudo sobre a metodologia do piano em grupo pelas professoras Maria de Lourdes Gonçalves e Maria José Michalski em conjunto com o autor. O grupo de pesquisa ali composto organizou cursos de extensão que atraíram o interesse de pianistas e professores de piano. Durante este período foram pesquisadas as habilidades funcionais no uso do teclado e, vinculado a elas, foi criado, pelo autor do artigo, o Método de Leitura e Interpretação de Cifras Alfabéticas no Teclado. O Método tem como base os estilos de acompanhamento que incluem 9as, 11as, 13as e alguns intervalos estranhos à estrutura de 3as. Seu desenvolvimento permitiu implantar uma nova disciplina na Unirio, a Harmonia de Teclado, ensinada atualmente em grupos de doze alunos no Laboratório de Pianos Eletrônicos. Palavras-chave: Harmonia de teclado; Piano em grupo; Ensino de música popular cifrada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-04-05
Como Citar
MERHY, S. A Leitura e Interpretação de Cifras Alfabéticas no Teclado. Música Hodie, Goiânia, v. 12, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/mh.v12i2.23528. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/23528. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Outras Palavras