A Obra Uma Didática da Invenção: aspectos composicionais e interpretativos da tríade música-literatura-teatro
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v12i2.22643Resumo
Ensaio sobre Uma didática da invenção, para soprano, contrabaixo e piano de Fausto Borém sobre texto homônimo de Manoel de Barros. A análise desta obra, premiada com o Terceiro Lugar no III Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo, reflete, nos seus processos composicional e interpretativo, uma íntima relação entre três áreas artísticas – a música (composição e performance musical), a literatura (poesia e declamação) e o teatro (encenação e iluminação). Esta relação múltipla busca, na complementariedade auditivo-visual, a expressão e comunicação de seu conteúdo, que não seria possível sem a integração destas três artes. Observa-se uma transposição dos limites dos papéis tradicionais dos músicos tanto na disposição dos instrumentos e movimentação no palco, quanto na utilização de técnicas instrumentais estendidas e, especialmente, no papel do(a) cantor(a), que requer elementos de encenação e interferência na performance dos instrumentos dos dois outros músicos. Palavras-chave: Música, literatura e teatro; Música de câmara brasileira; Poesia de Manoel de Barros.Downloads
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Publicado
2013-02-18
Como Citar
BORÉM, F. A Obra Uma Didática da Invenção: aspectos composicionais e interpretativos da tríade música-literatura-teatro. Música Hodie, Goiânia, v. 12, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/mh.v12i2.22643. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/22643. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos