Figuras Retóricas no Ofertório da Missa de Quarta-Feira de Cinzas de André da Silva Gomes

Autores

  • Eliel Almeida Soares, Ronaldo Novaes e Diósnio Machado Neto

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v12i2.22631

Resumo

Este artigo propõe-se a expor o emprego de elementos retóricos no Ofertório da Missa de Quarta-feira de Cinzas de André da Silva Gomes. Partindo de investigações acerca da Retórica como área do conhecimento humano, em seguida procuraremos esclarecer o interesse da musicologia atual em compreender como é disposto o discurso musical, da mesma forma relatar a fase inicial na qual estão as investigações sobre a retórica na música colonial brasileira. Como conclusão, apresentaremos por meio de análises fundamentadas no estudo dos tratados retórico-musicais que, nesse Ofertório, existem diversos recursos retóricos contextualizados de maneira a estabelecer relação direta entre afeto e figura, as quais são trabalhadas conscientemente pelo compositor. Palavras-chave: Análise retórica; Ofertórios; André da Silva Gomes; Música colonial brasileira.

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Publicado

2013-02-18

Como Citar

ALMEIDA SOARES, RONALDO NOVAES E DIÓSNIO MACHADO NETO, E. Figuras Retóricas no Ofertório da Missa de Quarta-Feira de Cinzas de André da Silva Gomes. Música Hodie, Goiânia, v. 12, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/mh.v12i2.22631. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/22631. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos