Da “Grande Teoria da Beleza”: harmonia como ordem, proporção, número e medida objetiva
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v12i1.21548Resumo
Em nossas rotinas de ensino e aprendizagem de Harmonia, Teoria e Análise Musical, lidamos com valores, regras, leis, procedimentos proibidos e permitidos, normas de certo e errado, etc. que se fundamentam em determinadas concepções de “beleza” que nem sempre são propriamente, ou plenamente, declaradas. Relendo o capítulo “A beleza: história de um conceito” do filósofo polonês Wladyslaw Tatarkiewicz (1886-1980), o presente artigo aborda um conjunto de noções consagradas que, hoje emaranhadas, ora mais ou ora menos, acatam ou desacatam o preceito de que a “beleza”, em seu alto valor, reside na proporção e disposição harmônicas, possui caráter numérico e está associada ao que pode ser objetivamente apreendido pela racionalidade. Palavras-chave: Beleza; Teoria musical; Harmonia; Análise musical; Tatarkiewicz.Downloads
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Publicado
2012-12-10
Como Citar
PAULO RIBEIRO DE FREITAS, S. Da “Grande Teoria da Beleza”: harmonia como ordem, proporção, número e medida objetiva. Música Hodie, Goiânia, v. 12, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/mh.v12i1.21548. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/21548. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos