O Ensino da Performance Musical: Uma Abordagem Teórica Sobre o Desenvolvimento dos Eventos Mentais Relacionados às Ações e Emoções Presentes no Fazer Musical

Autores

  • Lucas de Paula (UFG) e Maria Helena Jayme Borges

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v4i1.19779

Resumo

Este artigo pretende, a partir dos escritos relativos a psicologia cognitiva de Steven Pinker, apresentados no livro Como a mente funciona, discutir sobre o desenvolvimento dos eventos interiores, ou mentais, relacionados às ações e emoções que regem a execução instrumental. Decorrente do caráter marcadamente interdisciplinar do fazer musical, implicando para sua realização em intensa conexão com outras áreas de conhecimento, é imposto ao professor de instrumento o mister de constantemente estar atualizando seus conhecimentos referentes às áreas afins com a performance instrumental. Desta forma, o docente, como instrutor consciente do caráter multifacetado do fazer musical, necessita estar inteirado dos ensinamentos voltados para os processos psicomotores que regem as atividades humanas. Palavras-chave: Teoria; Performance musical; Atividade mental; Cognição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-22

Como Citar

DE PAULA (UFG) E MARIA HELENA JAYME BORGES, L. O Ensino da Performance Musical: Uma Abordagem Teórica Sobre o Desenvolvimento dos Eventos Mentais Relacionados às Ações e Emoções Presentes no Fazer Musical. Música Hodie, Goiânia, v. 4, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/mh.v4i1.19779. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/19779. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos