A EDUCAÇÃO MUSICAL SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v10i2.19456Resumo
A partir da perspectiva teórica da Pedagogia Histórico-Crítica, este trabalho apresenta a Educação Musical escolar como um espaço social mediador entre as práticas, escutas e conhecimentos musicais cotidianos e os não-cotidianos, construídos e acumulados historicamente pelas sociedades humanas. O objetivo deste trabalho é apresentar uma possível fundamentação teórica para delimitar a importância da educação musical inserida na escola fundamental, enquanto disciplina destinada a garantir a formação integral das crianças e o enriquecimento de suas relações com a música. Trata-se de uma reflexão de natureza teórica que aponta para a importância de se observar as especificidades dos conhecimentos cotidianos e dos não-cotidianos, além da absoluta importância da educação formal e, em específico, da Educação Musical escolar no desenvolvimento e formação do ser humano. Palavras-chave: Educação no cotidiano; Pedagogia histórico-crítica; Educação musical.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-24
Como Citar
DOROTEA MACHADO KERR, K. S. B. e. A EDUCAÇÃO MUSICAL SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Música Hodie, Goiânia, v. 10, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/mh.v10i2.19456. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/19456. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos