MÚSICA, TEMPORALIDADE E FILOSOFIA EM ADORNO
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v7i1.1765Resumo
Resumo: Este texto visa salientar alguns pontos em comum que a reflexão de Adorno sobre a música guarda para com o projeto filosófico contido na Dialética negativa. Através da discussão de alguns conceitos musicais como variação em desenvolvimento, material musical e idéia musical, que Adorno toma de Schönberg, será efetuado um cruzamento entre os mesmos e algumas noções características ao modelo adorniano de dialética. Por fim, pretende-se sustentar que a experiência filosófica de Adorno, contida principalmente na Dialética negativa, só pode ser propriamente compreendida se interpretada levando-se em conta algumas discussões fomentadas pelo filósofo em relação à experiência da temporalidade constituinte da música de Beethoven e daquela da segunda escola de Viena.Palavras-chaves: Música moderna; Variação em desenvolvimento; Temporalidade; Dialética negativa; Filosofia crítica.
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Publicado
2007-11-07
Como Citar
BAGGIO, I. MÚSICA, TEMPORALIDADE E FILOSOFIA EM ADORNO. Música Hodie, Goiânia, v. 7, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/mh.v7i1.1765. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/1765. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Resumo