EUNICE KATUNDA E ESTHER SCLIAR NO CONTEXTO DO MODERNISMO MUSICAL BRASILEIRO

Autores

  • Joana Cunha de Holanda e Cristina Capparelli Gerling

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v6i2.1579

Resumo

O artigo discute o contexto do modernismo musical brasileiro nos anos 1940 a 1950 e sua relação com a atuação de duas musicistas que foram contemporâneas: Eunice Katunda e Esther Scliar. O perfil e a atuação de dois grupos principais, os membros do ‘Grupo Música Viva’ e os nacionalistas, é exposto e discutido a partir dos manifestos do ‘Grupo Música Viva’ e da obra de Mário de Andrade. O contexto é abordado também a partir da ascendência desses dois grupos sobre a atuação de Katunda e Scliar, enfocando o contexto cultural em sua relação com a experiência individual.
Palavras-chave: Modernismo musical; Katunda; Scliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-11-07

Como Citar

CRISTINA CAPPARELLI GERLING, J. C. de H. e. EUNICE KATUNDA E ESTHER SCLIAR NO CONTEXTO DO MODERNISMO MUSICAL BRASILEIRO. Música Hodie, Goiânia, v. 6, n. 2, p. 61–84, 2007. DOI: 10.5216/mh.v6i2.1579. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/1579. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos