Civilização, violência e educação: uma leitura a partir de Freud e Adorno

Autores

  • Dayanna Pereira dos Santos Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, dayannagyn@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i2.52261

Resumo

Este artigo propõe a reflexão sobre alguns pontos do pensamento de Adorno e Horkheimer e da teoria freudiana, destacando-se a temática da existência e da violência na tensão entre a coletividade e a individualidade. Para tanto, busca-se identificar as raízes do conflito entre as pulsões e a cultura e a forma que a repressão comparece na civilização. Sob esse marco teórico, a reflexão sobre indivíduo-sociedade terá como objetivo realçar tramas e enlaces aparentes e abstrusos operantes no processo civilizatório em resistência e oposição à consubstancialização do sujeito com a realidade exterior e os votos de violência prenunciados pela sociedade capitalista.

Palavras-Chave: Civilização, repressão, violência, educação, humanização

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Biografia do Autor

Dayanna Pereira dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, dayannagyn@hotmail.com

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

PEREIRA DOS SANTOS, D. . Civilização, violência e educação: uma leitura a partir de Freud e Adorno . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 529–548, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i2.52261. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/52261. Acesso em: 21 dez. 2024.